Secont aborda cultura da integridade em reunião de alinhamento da Fundação iNOVA CAPIXABA
Com o objetivo de abordar a importância da cultura da integridade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa terça-feira (10), de um bate-papo sobre prevenção e repressão à corrupção na 3ª reunião de alinhamento da Fundação iNOVA CAPIXABA. O encontro aconteceu na sede da instituição pública estadual, em Vila Velha, e contou com a participação de todos os seus servidores.
Na oportunidade, estiveram presentes o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão; o secretário de Estado de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto; e o professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Adelmo Bertolde, que apresentaram as suas ideias durante a reunião e promoveram trocas de conhecimentos e experiências por meio do diálogo.
Durante o encontro, o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, frisou a importância da cultura da integridade na administração pública estadual. “É fundamental que todos nós, como servidores públicos, colaboremos com esses princípios diariamente nas nossas funções, garantindo que as ações estejam sempre alinhadas com transparência e responsabilidade. Por isso, parabenizo à Fundação iNOVA CAPIXABA, que conta com um sistema de compliance exemplar e pioneiro no Espírito Santo”, destacou.
Além disso, Falcão também ressaltou a efetividade da aplicação da Lei 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção, no Espírito Santo. "O nosso Estado é considerado referência nacional quando se trata da efetividade da aplicação da Lei da Empresa Limpa. Para conquistarmos o patamar em que estamos hoje, a cooperação e o empenho contínuo de todos os órgãos estaduais e seus servidores foram imprescindíveis”, disse o subsecretário.
“Hoje, com a atuação da Subsecretaria de Estado de Integridade (Subint), vinculada à Secont, já foram instaurados 128 Processos Administrativos de Responsabilização (PARs), nos quais mais de 237 empresas foram processadas pela Secretaria. Esses processos resultaram na aplicação de multas que ultrapassaram a marca de R$ 27,5 milhões.”, completou Alexandre Falcão.
O diretor-geral da Fundação iNOVA CAPIXABA, Rafael Amorim Ricardo, destacou que a última reunião de alinhamento do ano reforçou temas fundamentais para a instituição. “Com a participação do professor Adelmo Bertolde, tratando da análise de indicadores, a palestra do subsecretário de Integridade da Secont, Alexandre Falcão, acerca da repressão e prevenção à corrupção e, por fim, uma apresentação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, sobre o planejamento e performance na gestão de serviços de saúde, conseguimos discutir temas que são essenciais para aprimorar e qualificar o trabalho desenvolvido pelo time da Fundação, gerando resultados cada vez melhores para a população capixaba”, salientou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello/ Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br