23/12/2021 13h14

Retrospectiva 2021: Dados de Ouvidoria ganham transparência em painel interativo

A cada ano, a Ouvidoria-Geral registra aumento na quantidade de demandas recebidas do cidadão. Não foi diferente em 2021: foram 17.877 manifestações atendidas, entre denúncias, reclamações, elogios e sugestões; e 4.724 pedidos de informação respondidos. Em 2020, foram 14.647 manifestações e 3.843 pedidos de informação.

Apesar do aumento da demanda, a Ouvidoria consegue manter prazo médio de 12 dias para enviar a resposta ao cidadão, inferior ao previsto em Lei, que é de 20 dias para pedidos de acesso à informação e 30 dias para as demais demandas. Além disso, 98% das demandas são atendidas sem ultrapassar o prazo legal.

Todos esses dados agora podem ser acompanhados de forma simples e acessível pelo cidadão. Em 2021 entrou no ar o Painel de Ouvidoria, que utiliza a tecnologia de BusinessIntelligence (BI) para disponibilizar informações estatísticas sobre as demandas de Ouvidoria em formato gráfico e de fácil entendimento. A ferramenta, que antes era utilizada para gestão das demandas em tempo real pela Rede de Ouvidoria, agora está acessível a todos. 

É possível filtrar os dados por órgão, período ou tipo de manifestação. A ferramenta mostra o total de manifestações atendidas por tipologia – reclamação, informação, denúncia, elogio e sugestão –; por canal de entrada (internet, telefone, e-mail, Reclame Aqui e aplicativo); e por tipo de identificação (anônima, identificada ou sigilosa).

Além disso, mostra o status das manifestações, detalhando se já foram encerradas ou se estão em andamento; o tempo médio e máximo de envio das respostas; e a quantidade de demandas atendidas dentro e fora do prazo previsto em lei. Para acompanhar, é só acessar o site: https://ouvidoria.es.gov.br/painel-ouvidoria

Número de demandas recebidas pela Ouvidoria em 2021 (até 16 de dezembro):

Reclamações: 13.242

Denúncias: 3.957

Pedidos de Informação: 4.724

Sugestões: 375

Elogios: 303

Assessoria de Comunicação da Secont
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