10/03/2020 12h15

Representantes de órgãos de controle de todo o  País debatem combate à corrupção e transparência em Vitória

Na semana em que é celebrado o Dia Estadual de Combate à Corrupção (13 de março), os temas mais relevantes nas áreas de auditoria, combate à corrupção e transparência estarão em debate em Vitória. A Capital receberá representantes de órgãos federais, estaduais e municipais de controle interno de todo o País, que participarão do  1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção e da 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), dos dias 11 a 13 de março (quarta-feira a sexta-feira).

O Seminário, que acontece na quarta-feira (11), é uma realização do Conaci e da Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Entre as presenças confirmadas estão Gil Giardelli, estudioso de Inovação e Economia Digital, com 20 anos de experiência na área; Rodrigo Paiva, da Advocacia Geral da União, (AGU), que falará sobre a experiência federal em acordos de leniência; Georg Wink, professor associado de Estudos Brasileiros e diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Copenhague, que participará do painel “Projeto Integridade nos Estados Brasileiros”; e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que abordará o tema “Governo Aberto”.

Reunião Técnica no Estado

O Seminário antecederá a realização, no Espírito Santo, da 34ª Reunião Técnica do Conaci, nos dias 12 e 13 de março (quinta-feira e sexta-feira). Esta será a primeira vez que o Espírito Santo sediará um seminário nacional do Conaci junto a uma reunião técnica.

O Conaci é um colegiado nacional que reúne gestores de órgãos de controle interno de todo o País, nas esferas da União, dos estados e dos municípios, e tem como missão o fortalecimento do controle interno no Brasil. As discussões acontecem durante as reuniões técnicas, realizadas de forma itinerante entre os estados membros do Conselho.

A 34ª Reunião Técnica vai contar com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e do diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão. O diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, também vai palestrar.

No dia 12, Rosário vai tratar o tema “Relacionamento Controle Externo x Controle Interno: limites de atuação e desafios”, às 13h30;  e Brandão vai abordar, em plenária, às 10h45, o “Programa Integridade nos Estados: Apresentação Institucional da Transparência Internacional Brasil”.

No dia seguinte, Marcelo Zenkner fará a apresentação “Projeto de Implementação dos Controles Internos em Municípios Receptores de Royalties de Petróleo – parceria Conaci x Petrobras”, às 11h10. O debate visa a aprimorar as atividades de controle no País, para a melhoria da gestão pública.

1º Seminário Controle Interno para uma Governança Anticorrupção

Data: 11 de março (quarta-feira)
Local: Auditório do Sebrae - R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória – ES
Inscrições: Encerradas