17/09/2019 17h26 - Atualizado em 18/09/2019 14h19

Referência em transparência, Estado apresenta boas práticas na área a equipe da CGE-RJ

O processo de modernização do Portal da Transparência do Estado, as melhorias e novas consultas implementadas e a tecnologia utilizada para automatizar a publicação de dados no site são alguns dos temas que serão discutidos na visita técnica de representantes da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ) à Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

A troca de experiências teve início nesta terça-feira (17), quando a subsecretária de Transparência, Mirian Porto do Sacramento, e o coordenador de Transparência Pública, Fabricio Massariol, receberam o assessor especial da CGE-RJ, Leandro da Silva Teixeira; o superintendente de Gestão da Transparência e Prevenção à Corrupção, Eduardo Waga; e o coordenador-geral de Governo Aberto, Fabio Bogossian.

À tarde a comitiva do Rio de Janeiro visitou o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), onde os gestores conheceram a metodologia utilizada pelo órgão para o desenvolvimento das funcionalidades implementadas no Portal da Transparência. Além disso, a coordenadora da Ouvidoria-Geral, Audiceia Andrade, apresentou a nova ferramenta de Business Intelligence (BI), que permite o gerenciamento, em tempo real, das demandas enviadas pelo cidadão, como sugestões, reclamações e denúncias.

“A CGE-RJ foi criada há pouco mais de um ano. Temos um longo caminho a percorrer para estruturar e melhorar a transparência pública. Estamos visitando os estados reconhecidos por suas boas práticas na área, como o Espírito Santo, para conhecer experiências de sucesso na tarefa de simplificar e ampliar o acesso aos dados”, explica o assessor especial da CGE-RJ, Leandro da Silva Teixeira.

A visita técnica continua nesta quarta-feira (18), com a apresentação das avaliações de transparência ativa e passiva realizadas neste ano pela Subsecretaria de Transparência. A equipe do Rio de Janeiro também conheceu o Robô Maila (Monitoramento Automático de Informações de Livre Acesso), sistema que monitora consultas disponíveis no Portal da Transparência a partir de uma leitura automática dos dados.  Ao encontrar inconsistências nas informações publicadas, o robô emite avisos aos gestores, permitindo a correção rápida de erros.

A troca de experiências com a equipe do Rio de Janeiro será encerrada com a apresentação do Projeto de Aperfeiçoamento da Transparência do Estado, que prevê uma série de medidas para fazer com que o Espírito Santo retome a liderança no ranking da transparência entre os estados, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard