08/10/2021 13h29

Rede de Ouvidoria realiza encontro geral por meio de videoconferência

A reunião contou com a participação de 65 servidores da Rede de Ouvidoria.

A Rede de Ouvidoria do Estado realizou reunião na manhã desta sexta-feira (08) por meio de videoconferência, que contou com a participação de 65 servidores. O objetivo do encontro virtual foi alinhar as ações de atendimento às demandas do cidadão, referentes a reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de informação enviados à Ouvidoria.

O encontro contou com a participação da subsecretária de Estado de Transparência, Mirian Porto do Sacramento; da coordenadora da Ouvidoria-Geral, Audiceia Lima Silva Andrade; e dos auditores do Estado Fabiano Louzada e Gianncarla Cutini Barcellos Labuto.

A equipe da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) explicou a metodologia da avaliação de transparência nos sítios institucionais do Poder Executivo Estadual, que é realizada todos os anos para verificar a aderência dos órgãos à Lei de Acesso à Informação (LAI). Mirian Porto do Sacramento parabenizou a equipe pela evolução alcançada. “A evolução nos últimos anos foi excepcional. Hoje, a média de atendimento à LAI nos sítios institucionais é de 98,1%. Em 2017, era de 46,9%”, destacou a subsecretária de Estado de Transparência.

Os servidores conheceram em primeira mão o novo Portal da Transparência, que será lançado neste mês, e o Painel de BI (Business Intelligence) da Ouvidoria, que reunirá, em um portal interativo e em formato gráfico, as informações sobre demandas recebidas, prazo de atendimento ao cidadão, assuntos mais demandados e o resultado da manifestação recebida, entre outras informações. Os dados poderão ser filtrados por órgão ou período.

Ao dar transparência aos dados de Ouvidoria, o Painel de BI possibilita ao cidadão acompanhar de forma mais simples o trabalho de atendimento às manifestações, além de atender a um requisito previsto na instituição de Programas de Integridade nos órgãos estaduais, que é dar transparência aos dados do canal de denúncias.

A reunião tratou também da Política de Dados Abertos, que será lançada em conjunto com o novo Portal da Transparência. A Secont esmiuçou os procedimentos previstos na Política para realização do inventário de dados de cada órgão e a disponibilização das informações em formato aberto. A Rede de Ouvidoria passará por capacitação para participar desse processo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard