Rede de Ouvidoria conhece novas funcionalidades e ferramenta de BI em encontro na Secont
A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realizou, na tarde desta sexta-feira (16), o 3º Encontro da Rede de Ouvidoria Estadual. Na reunião, realizada no auditório do Edifício Fábio Ruschi, os representantes de Ouvidoria receberam orientações sobre as novas funcionalidades implementadas no sistema e conheceram a ferramenta de Business Inteligence (BI), que permite o gerenciamento em tempo real das demandas da população.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, abriu o evento em conjunto com a subsecretária de Transparência, Mirian Porto do Sacramento. Em seguida, o coordenador de Transparência Pública, Fabricio Massariol, e o auditor Fabiano Louzada apresentaram os relatórios das avaliações de transparência ativa e passiva realizadas no âmbito do Poder Executivo.
As avaliações mostraram avanço no atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI) neste ano. O diagnóstico, realizado em 56 órgãos e entidades estaduais, demonstrou que a média geral de atendimento aos quesitos previstos em lei saltou de 46,9% em 2017 – ano em que foi realizada pela primeira vez a análise – para 90,1% em 2019.
Melhorias
A coordenadora de Ouvidoria, Audiceia Andrade, explicou que, a partir do resultado da avaliação, foram implementadas melhorias para garantir o atendimento mais rápido e eficiente às demandas da população. Uma das novidades é o envio automático de alertas de vencimento do prazo de resposta aos representantes de Ouvidoria. O alerta é enviado cinco dias antes do vencimento, no dia do vencimento e após o vencimento, se não houver resposta.
Além disso, a informação ao cidadão sobre a possibilidade de recursos e prazos, em caso de insatisfação do requerente com a resposta dada ao seu pedido de informação, agora é automática. Outra funcionalidade implementada para facilitar o trabalho dos representantes de Ouvidoria e garantir o bom atendimento ao cidadão é a confirmação de envio de anexos, evitando que a resposta não chegue ao destinatário por causa de um simples esquecimento.
Audiceia Andrade explica que a ferramenta de BI, que já está sendo utilizada pela Ouvidoria-Geral, será disponibilizada a todos os órgãos de forma gradativa, para que possam gerenciar de uma maneira mais eficaz o atendimento às demandas e os prazos. Ao final do encontro os representantes de Ouvidoria puderam tirar dúvidas e fazer sugestões.
Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695