18/09/2017 13h58

Projeto “Secont na Estrada” é apresentado a servidores de Aracruz e João Neiva

O Secretário Eugênio Ricas fez palestra sobre o trabalho da Secont nas áreas da transparência e do combate à corrupção

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresenta, nesta terça-feira (19), o projeto “Secont na Estrada” a aproximadamente 150 servidores e autoridades das prefeituras de Aracruz e João Neiva, Norte do Estado. A apresentação será realizada pelo secretário da pasta, Eugênio Ricas, no auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ).

Durante o evento, o secretário fará uma palestra com o tema “Transparência e Combate à Corrupção no Espírito Santo”, às 9h30, e entre os participantes estão alunos do curso “Direito Administrativo”, de 20 horas, que será oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) nesta terça, quarta e quinta-feira (19 a 21), no auditório do 5º Batalhão da Polícia Militar, em Aracruz.

Criado em 2016 para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, nesta edição o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e será desenvolvido em parceria com a Esesp. A previsão é que, ainda neste ano, sejam oferecidos workshops com duração de 4 horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre transparência pública, ética e combate à corrupção.

Para que os servidores dos municípios entendam como vai funcionar o projeto neste ano, o secretário Eugênio Ricas está participando da abertura de alguns cursos da Esesp, com palestras para mostrar um pouco do trabalho da Secont. Esta será a terceira palestra. As outras duas ocorreram em Vitória e Vila Velha.

Durante a apresentação, o secretário vai destacar a importância dessas ferramentas para melhoria da gestão pública e dos serviços prestados à sociedade.

“Investir na transparência e no controle interno é a forma mais inteligente e eficaz de se prevenir desvios e melhorar a gestão pública. Agora, dando esse passo, juntamente com a Esesp, disseminando o conhecimento da Secont pelo interior do Espírito Santo, nós acreditamos que o Estado vai ficar mais fortalecido e vai poder oferecer serviços de melhor qualidade para toda a população capixaba”, ressaltou Eugênio Ricas.

Em seu primeiro ano, em 2016, o programa “Secont na Estrada” já capacitou servidores em municípios das regiões Sul, Serrana, do Caparaó, Norte e Noroeste do Estado.

Flávia Martins

flavia.martins@secont.es.gov.br