02/03/2016 14h09 - Atualizado em 05/04/2016 11h50

Projeto Secont na Estrada debate combate à corrupção com municípios do interior

Buscando disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão dos municípios capixabas, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realizou, nessa sexta-feira (26), em Venda Nova do Imigrante, o lançamento do projeto “Secont na Estrada”. Até o mês de julho serão mais cinco encontros, visando atingir as demais microrregiões do Espírito Santo. O principal público-alvo são os servidores municipais.

A iniciativa tem como objetivo debater e capacitar os servidores municipais em torno de temas relacionados à integridade e à transparência das informações, prevenção e combate à corrupção e eficácia das ações de controle interno, inclusive levando aos municípios informações sobre modelos de gestão bem sucedidos aplicados pelo Governo do Estado. A intenção é compartilhar experiências de modo que não só o governo estadual, mas todo o Espírito Santo seja reconhecido como referência no que tange a administração pública eficiente.

Segundo o secretário de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, é fundamental o estreitamento dos laços entre o Governo do Estado e os municípios do Interior. O combate à corrupção não pode ser uma ação isolada – ela requer a atuação conjunta e uniforme de todos os órgãos do Estado contra esse mal que, segundo recente pesquisa, é a maior preocupação de seis a cada dez brasileiros.

Estiveram presentes neste primeiro encontro o prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação dos Municípios do ES (Amunes), Dalton Perim; os prefeitos de Santa Leopoldina, Romero Endringer; de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha; de Conceição de Castelo, Saulo Belisário; de Brejetuba, João do Carmo Dias; o representante da Prefeitura de Afonso Cláudio, Pedro Vill, e demais autoridades municipais.

Após as palestras da parte da manhã, foram realizados quatro workshops em que foram debatidos temas relacionados aos temas: Portal da Transparência e Lei de Acesso à Informação; Lei Anticorrupção Empresarial e Ouvidoria; Corregedoria e Responsabilização Funcional; Auditoria e Controles Internos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Secont