28/08/2025 10h49

Proged celebra 20 anos com evento sobre Gestão de Documentos

O Comitê Gestor do Programa de Gestão Documental do Governo do Estado do Espírito Santo (Proged) anuncia a abertura das inscrições para o evento “Proged: 20 anos de transformação e história”, que acontece no próximo dia 9 de outubro (quinta-feira), a partir das 8 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. A participação é gratuita, mediante cadastro no link: https://forms.gle/T7kRRf5cDwJtaKjp9.

O encontro reunirá especialistas do Espírito Santo e de diversas regiões do país em painéis temáticos, que abordarão os principais avanços e desafios da gestão documental. Entre os temas que estarão em debate, destacam-se os 20 anos do Proged, a gestão de documentos e a proteção de dados e a preservação de documentos digitais.

Segundo os organizadores, mais do que um espaço de atualização profissional, a atividade pretende estimular o diálogo e a troca de experiências, promovendo a disseminação de conhecimentos, inovações e novas tecnologias. A iniciativa representa também uma oportunidade de reflexão sobre o papel estratégico da gestão documental para o fortalecimento da administração pública e dos estudos acadêmicos.

O evento será realizado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Confira a programação:

8h – Recepção dos participantes

8h30 - Abertura

9h - Apresentação Cultural

PAINEL I - Proged: 20 anos de história

9h30 - Proged: Histórico, Evolução, Indicadores e Perspectivas.

10h40 - Mesa redonda: A Evolução Tecnológica dos Sistemas de Gestão de Documentos do Governo do Estado (Linha do Tempo).

11h20 - Mesa redonda: A importância da Gestão de Documentos para o Controle Interno e Externo da Administração Pública Estadual.

PAINEL II- Gestão de documentos e Proteção de dados

14h10 - Mesa redonda: O impacto da LGPD na gestão de documentos.

PAINEL III - Gestão e Preservação de Documentos Digitais

14h40h - Apresentação do modelo de diagnóstico (Diagnoses: Projeto Preservação Digital Sistêmica - PDS).

15h20 - Gestão e Preservação de Documentos Digitais: reflexões teóricas e aplicações práticas. 

16h – Encerramento.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do APEES

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

 

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