Participação da Secont no Encontro de Corregedorias do Tocantins destaca importância da integridade
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou do segundo dia de programação do II Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins, nesta quarta-feira (18). O evento, organizado pela Corregedoria-Geral do Tocantins, aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), no município de Palmas. O objetivo do evento é fomentar a integração das unidades de correição, capacitando servidores públicos que atuam diretamente na área correcional.
A programação incluiu palestras de vários especialistas, que abordaram temas como 'Justiça restaurativa em âmbito de correição', ‘Aplicação, conformidade e impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na atividade correcional', 'Acordo substituitivo de não persecução administrativa', 'Investigação de atos lesivos à luz da Lei Federal n° 12.846/2013' e 'Prevenção e combate ao assédio sexual'. Além disso, o encontro também contou com uma palestra interativa e dinâmica sobre colaboração e integração.
Durante a programação desta quarta-feira (18), o subsecretário de Estado de Integridade da Secont, Alexandre Falcão, abordou a temática ‘Investigação de atos lesivos à luz da Lei Federal n° 12.846/2013’. Na oportunidade, Falcão apresentou sobre a eficácia da aplicação da Lei Anticorrupção (LAC), dados apurados no Diagnóstico Nacional do Controle Interno, normas gerais da Nova Lei de Licitações, e gestão de riscos para a integridade.
O subsecretário destacou que a promulgação da Lei n° 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção, foi um divisor de águas para o Espírito Santo. “A legislação auxilia na promoção da pauta da integridade em todo e qualquer lugar, encorajando a adoção de programas de compliance e a colaboração com os Estados por meio dos acordos de leniência, fomentando ambientes íntegros e com transparência e ética nas relações público-privadas”, disse.
Falcão ainda ressaltou que, no Espírito Santo, a efetividade na aplicação da LAC já resultou em inúmeros benefícios para o Estado. “A implementação da legislação já resultou em mais de 228 empresas processadas pela Secont, onde R$ 22,4 milhões em multas foram aplicadas. Esses números são fundamentais para o aprimoramento da integridade e da transparência capixaba”, pontuou o subsecretário.
Sobre o II Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins
O Governo do Estado do Tocantins promoveu, por meio da Controladoria-Geral (CGE/TO), o II Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins (II ECETO). O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), e contou com várias palestras de profissionais renomados sobre temas relacionados ao âmbito correcional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Amanda Kfuri
27 3636-5354 / 27 99829-0370 / 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br