Ouvidoria-Geral do Estado registra mais de 26 mil manifestações em 2023
A Ouvidoria-Geral do Espírito Santo, vinculada à Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) registrou este ano, mais de 26 mil manifestações, entre denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informações públicas. O número é 10% maior em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento da demanda, o prazo médio de resposta para o cidadão, caiu de 15 para 13 dias.
A satisfação dos usuários da Ouvidoria também aumentou de 2,92 para 3,03, em uma escala que vai de 0 a 5. A ouvidora-geral destacou algumas ações que levaram a esse resultado, como a Governança digital participativa, o novo e-Ouv lançado oficialmente neste mês de dezembro, os manuais e relatórios de gestão e as novas instalações físicas na Secont.
O ouvidor-geral do Estado, Helmut Mutiz, observou que o novo sistema de gestão de ouvidorias lançado em 2023 proporcionou maior agilidade, integração e segurança no tratamento das manifestações recebidas pela Rede de Ouvidoria Estadual. “Representa um relevante avanço no relacionamento com a sociedade capixaba, uma vez que a nova tecnologia proporciona maior facilidade no registro das demandas, melhores condições de tratamento pelos servidores vinculados à Rede de Ouvidoria Estadual e resulta em respostas mais ágeis e adequadas aos cidadãos”, acrescentou Helmut.
Os assuntos mais demandados relacionados às manifestações em 2023 foram as marcações de exames e transporte público. Os dados são públicos e estão divulgados no painel geral da ouvidoria, que exerce papel fundamental no fomento à participação social nas políticas públicas, colaborando para que o Espírito Santo continue na liderança dos rankings de transparência em todo o Brasil.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Ana Clara Mardegan
27 3636-5354 / 27 98895-1695
mayara.mello@secont.es.gov.br