Ouvidoria-Geral do Estado recebe reclamações e denúncias em Ação Global
Reclamações sobre serviços estaduais e denúncias de casos de corrupção e má gestão de recursos públicos poderão ser feitas à Ouvidoria-Geral do Estado, neste sábado (27), durante a 26ª Ação Global, que acontece em Linhares, no Norte do Estado. Uma equipe vai participar do Estande das Ouvidorias Públicas, montado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), simultaneamente, em 27 cidades no País e no Distrito Federal.
A ouvidora-geral do Estado, Audicéia Lima Silva Andrade, explicou que será possível também tirar dúvidas, fazer pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e de dar sugestões para a melhoria dos serviços. “O objetivo é divulgar esse canal direto com o Governo do Estado, para contribuir ainda mais com o controle social e o exercício da cidadania”, destacou.
Uma das áreas de atuação da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), a Ouvidoria-Geral está entre as atribuições da Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial. O subsecretário da pasta, Leandro Piquet, ressaltou que a participação na Ação Global é importante para aproximar ainda mais o poder público da sociedade, divulgando os mecanismos de transparência e o canal de denúncias.
“Isso aumenta a interação com o cidadão, seja de maneira presencial, por aplicativo de celular ou pela internet. O que o Estado pretende é melhorar a qualidade do serviço e fazer com que o cidadão, além de se tornar um fiscal cada vez mais atuante, contribua com a efetividade do trabalho do governo”, afirmou Piquet.
A Ação Global, realizada pela Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), também terá atendimentos gratuitos voltados para cidadania, prevenção de saúde e qualidade de vida, como emissão de documentos, exames e corte de cabelo. No Espírito Santo, o evento acontece das 9h às 16h, no Senai de Linhares, que fica na rua Filogônio Peixoto, 728, bairro Aviso.
A OUVIDORIA
Quem deseja fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões, elogios ou pedidos com base na Lei de Acesso à Informação também pode entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Estado pelo site www.ouvidoria.es.gov.br, pelo telefone 0800 022 11 17, pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br e pelo aplicativo “Fiscal Cidadão”, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Também é realizado atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no 6ª andar do Edifício Fábio Ruschi, que fica na avenida Governador Bley, 236, centro de Vitória.
Assessoria de Comunicação da Secont:
Flávia Martins - (27) 3636-5354 / 98895-1695
flavia.martins@secont.es.gov.br