Ouvidoria Day 2025: Secont discute sobre boas práticas para a plena cidadania
.jpeg?v=638793616190978120)
Com o objetivo de discutir sobre a importância do trabalho das ouvidorias como instrumento de controle social e fortalecimento da democracia, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa quinta-feira (03), de um painel no evento 'Ouvidoria Day', promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
O encontro aconteceu no auditório do TCEMG, em Belo Horizonte, e abordou a temática “A ouvidoria como ferramenta de participação social". Na ocasião, estiveram presentes representantes de prefeituras e controladorias, gestores e servidores públicos.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou de um painel do evento, trazendo insights sobre a atuação das ouvidorias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua fala, Camata destacou o papel estratégico das ouvidorias como canais de escuta ativa da população, fundamentais para a formulação de políticas públicas estaduais mais inclusivas, transparentes e alinhadas aos princípios da administração pública.
Durante a sua participação, ele apresentou a experiência capixaba por meio do painel de Business Intelligence (BI) da Ouvidoria-Geral do Espírito Santo, ressaltando o uso da tecnologia e a adoção de uma abordagem humanizada e ágil no atendimento ao cidadão capixaba. Além disso, o secretário também destacou a utilização de ferramentas para recebimento de manifestações, como o ES Sem Corrupção e o canal exclusivo para denúncias de assédio.
“Eventos como esse são fundamentais para fortalecer a rede de ouvidorias públicas de todo o País. Ao compartilharmos boas práticas e desafios, ampliamos a nossa capacidade de atender melhor ao cidadão e reforçamos o compromisso com uma gestão pública mais transparente, íntegra e participativa. A ouvidoria é muito mais que um canal de escuta, é um instrumento de transformação social e política pública baseada em fatos”, afirmou o secretário Edmar Camata.
Sobre o Ouvidoria Day do TCEMG
O evento foi promovido em razão da data comemorativa estabelecida em função do Dia do Ouvidor, dia 16 de março, que tem destaque em todos os Tribunais de Contas para evidenciar a importância das ouvidorias como instrumento de controle social e a sua contribuição para o fortalecimento da democracia. E, ainda, o encontro contou com o apoio do Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99714-2597