10/10/2024 09h18 - Atualizado em 10/10/2024 09h23

Outubro Rosa: auditora do Estado conta história inspiradora de superação e resiliência

Neste Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) destaca a história da auditora Simony Pedrini Nunes Rátis, que venceu o diagnóstico após oito meses de tratamento. A auditora integra o quadro de servidores da instituição há mais de 29 anos, e tornou-se um testemunho de resiliência e transformação para toda a equipe. 

Em 2018, a vida de Simony mudou ao receber um diagnóstico que muitas mulheres temem ao realizar um exame de rotina: o câncer de mama. Seu primeiro desafio foi aceitar a realidade e passar para a ação. A servidora conta que essa determinação em não permitir que o medo a paralisasse foi fundamental. "O luto pela notícia não pode durar. O tempo é um inimigo nessa jornada", compartilha.

  Com um espírito firme, Simony também enfrentou o desafio de comunicar o diagnóstico à família e amigos próximos. "Dar essa notícia foi difícil, mas percebi que precisava do apoio deles. Me apoiei em Deus, na minha família, nos amigos e na equipe médica. Sem esse tripé, tudo teria sido muito mais desafiador”, conta.  

A aceitação do tratamento foi outra etapa decisiva durante a sua jornada. "Acredito que a fé em Deus foi essencial. Sempre soube que Ele estava comigo e que tudo tem um propósito." Assim, Simony se entregou ao processo, enfrentando os efeitos da quimioterapia com coragem e mentalidade positiva. 

Toda a trajetória também a levou a uma reflexão sobre a vida. "Comecei a perceber que estava vivendo de forma estressante, assumindo compromissos que me sobrecarregavam", conta. Com essa nova perspectiva, a auditora decidiu priorizar seu bem-estar, adotando hábitos mais saudáveis e dedicando cada vez mais tempo à sua família, aos amigos e à manutenção da saúde física e mental.

Para as mulheres que enfrentam um diagnóstico semelhante, a servidora deixa uma mensagem forte e encorajadora. "Apoiem-se em Deus e nas pessoas que amam. Escolham uma equipe médica que transmita confiança. Acreditem que vocês são capazes de superar os desafios e alcançar a vitória”, diz. 

A história de Simony ensina que, mesmo diante das adversidades, é possível encontrar luz e coragem durante o percurso. Que possamos todos nos inspirar em sua   força e continuar unidos na luta contra o câncer, especialmente neste Outubro Rosa.

Sobre a Campanha Outubro Rosa na Secont

Com o objetivo de reforçar a relevância do cuidado com a saúde da mulher e conscientizar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) promoverá, na próxima quarta-feira (16), um bate-papo sobre o tema com a especialista médica e diretora técnica da a Fundação iNOVA Capixaba, Cláudia Márcia Pereira Passos, destinado às servidoras do órgão estadual.

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br /amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard