Novo secretário de Controle e Transparência toma posse
O novo secretário de Estado de Controle e Transparência, o delegado Federal Eugênio Coutinho Ricas, tomou posse na tarde dessa quinta-feira (31). A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Ricas substitui o promotor Marcelo Zenkner.
Na ocasião, Zenkner apresentou relatório com balanço das principais ações realizadas à frente da pasta durante sua gestão e se despediu: “o período em que estive à frente da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) me ofertou um profundo aprendizado, principalmente em razão de desfrutar do apoio, do carinho e do respeito de uma equipe extremamente técnica e comprometida com o interesse público. Foram muitas as entregas realizadas, todas elas orientadas no sentido de aperfeiçoar a gestão pública e incrementar a eficiente aplicação dos recursos públicos. O curto espaço de tempo - apenas 15 meses -, infelizmente, me impediu de concluir projetos importantes, mas intensidade com que o trabalho foi realizado e qualidade dos resultados alcançados dão a certeza do dever cumprido".
Para Eugênio Ricas, atual secretário da Secont ,”o trabalho que o promotor Marcelo Zenkner realizou à frente da Secont, com o apoio e o auxílio de todos os auditores e do restante de sua equipe, já, há muito, ultrapassou as fronteiras do Espírito Santo. É nacionalmente reconhecido. Hoje, o Controle Interno capixaba é, sem dúvida alguma, exemplo de boas práticas para todo o Brasil e tudo isso transforma minha missão em algo realmente desafiador. Mas, assumo essa missão com o compromisso de continuar o bom trabalho que vem sendo feito. Continuaremos sendo implacáveis no combate a corrupção e, cada dia mais, referência em controle interno e na promoção do controle social”.
O governador Paulo Hartung lamentou publicamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a atuação de promotor ou procurador em cargos do Poder Executivo. Aos secretários empossados, Hartung ressaltou confiar no trabalho que será realizado por conta do passado público bem sucedido.
“Decisão judicial não se discute, se cumpre, porém não posso deixar de relatar que estou com um misto de tristeza pela saída de Marcelo Zenkner e com muito orgulho por todo trabalho que foi feito. Crescemos todos com essa experiência e o mais importante, o Governo do Estado está conseguindo criar bons quadros para, independente da posição que ocupem, possam interferir positivamente na sociedade”, destacou o governador.