20/11/2019 17h34

No Dia do Auditor, Secont troca experiências com órgãos de controle municipais

O subsecretário de Controle, Marcelo Antunes, falou sobre o as ações de auditoria, inspeção e monitoramento da Secont

No Dia do Auditor Interno, celebrado nesta quarta-feira (20), as ações de controle estiveram no centro do debate. Em palestra realizada na 9ª Reunião Técnica do Fórum Estadual de Controle Interno (Fecontes), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRR-ES), no bairro Bento Ferreira,  em Vitória, o subsecretário de Controle, Marcelo Campos Antunes, falou a uma plateia formada por técnicos e gestores municipais.

Ao abordar o tema "Auditoria em Processos Licitatórios e Contratos", o subsecretário apresentou as coordenações da sua área e falou sobre o fluxo de trabalho seguido na Secretaria de Controle e Transparência (Secont) durante a realização de ações como auditorias, inspeções e monitoramentos.

"Ao realizar uma ação de controle, avaliamos a situação que encontramos e fazemos propostas de melhoria, para solução dos problemas. O objetivo é identificar e gerenciar riscos, fortalecendo a boa governança", explicou Marcelo Antunes.

O subsecretario salienta que a Secont vem melhorando a cada dia o seu nível de maturidade em auditoria. A meta é chegar ao nível III no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM, sigla em inglês) até 2022.

No nível III do IA-CM, um dos mais avançados, é esperado que a instituição pública seja capaz de fazer a aplicação uniforme de práticas profissionais de auditoria interna e de gestão. Os bancos internacionais já sinalizaram que estabelecerão uma data, a partir da qual não concederão mais financiamentos a estados que não estiverem neste nível.

O subsecretário lembra que, atualmente,  o Estado cumpre totalmente os requisitos do nível I, e parte dos serviços estão no nível II do Modelo. Idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – II, o IA-CM consiste na identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público.

Sobre o Fecontes

Criado em 2013, o Fecontes reúne representantes de órgãos de controle municipais. Um dos organizadores do evento, o controlador-geral do município de Boa Esperança, Cleuton Ladislau, observa que o objetivo do fórum é promover o intercâmbio de experiências e buscar o fortalecimento dos órgãos de controle, principalmente por meio da capacitação dos servidores.