05/06/2019 17h00

Modernização do controle interno no Estado é destaque em seminário no Rio de Janeiro

O auditor Denis Penedo Prates mostrou os resultados do Estado na aplicação do modelo de três linhas de defesa

O processo de modernização do controle interno no Estado é destaque no seminário “Gestão de Riscos e o Controle da Administração Pública”, que acontece nesta quarta-feira (5) no Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, em parceira com o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), e antecede a 31ª Reunião Técnica do Conaci, que acontece de quinta a sexta-feira (6 e 7). 

A programação da tarde começou com a palestra “Diagnóstico e Estruturação da 1ª e 2ª Linhas de Defesa – Resultados de uma Reforma em Andamento Espírito Santo”, na qual o auditor Denis Penedo Prates, coordenador de Harmonização do Controle Interno da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), demonstrou a experiência do Espírito Santo na reorganização e modernização do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.  Ele também fará a palestra de encerramento do evento, com o tema “Gestão de Controles Internos – COSO e as 3 Linhas de Defesa. ”

O auditor detalhou o processo implementado – baseado no modelo europeu de três linhas de defesa – e os resultados alcançados, como a publicação de mais de 400 normas de procedimento. O modelo europeu de três linhas de defesa é reconhecido pelo Banco Mundial por contribuir para a diminuição do desperdício de recursos, evitar desvios e permitir maior eficiência da gestão pública.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participa das discussões, acompanhado pelo subsecretário de Controle, Marcelo Antunes, e pelo corregedor-geral, Helmut Mutiz D’Auvila. 

A importância do trabalho de auditoria como suporte estratégico de tomada de decisão e governança, e os desafios que enfrentam as organizações governamentais do país, no âmbito do controle interno, são os temas em debate, que reúne profissionais da área de controle interno de todo o Brasil.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard