01/09/2017 14h59 - Atualizado em 01/09/2017 15h01

Modelo de investigação da Secont é apresentado em evento internacional

O modelo de investigação inédito desenvolvido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), que utiliza trilhas de auditorias para cruzamento de dados e identificação de fraudes a licitações, será apresentado durante a II Jornada de Internacional de Investigação Criminal, que acontece nesta sexta-feira e sábado (1º e 2), em Gramado (RS).

O secretário da Secont, Eugênio Ricas, é um dos conferencistas e apresenta neste sábado o painel “A Transparência Governamental e o Combate à Corrupção”. O evento, com mais de 1,4 mil inscritos, terá entre os palestrantes o juiz federal Sérgio Moro. Ricas vai compor a mesa ao lado do juiz e do também delegado da Polícia Federal Márcio Anselmo, que atuou na Lava Jato.

Também estão entre os palestrantes o delegado regional executivo da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, Luciano Flores; o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Ricardo Saadi; o chefe  do Escritório Central da Interpol no Brasil, Valdecy Urquiza Junior; e o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima. Ao todo, são 19 conferencistas e 30 horas de programação.

Segundo o diretor do evento, Fernando de Pinho Barreira, a Jornada Internacional de Investigação Criminal tem como principal objetivo promover discussões sobre o que há de mais atual nos métodos e técnicas de investigação, na colheita de provas, no indiciamento e no processo judicial.
Para o secretário Eugênio Ricas, esta é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Espírito Santo na prevenção e no combate à corrupção.

“Esse convite reflete o trabalho desenvolvido pelo Estado, que é referência nacional. Além disso, é uma oportunidade excelente para trocarmos informações, experiências e debatermos esse tema tão importante para o Brasil, que é o combate à corrupção”, ressaltou Ricas.
Mais informações sobre a jornada: www.jornadadeinvestigacao.com.br.

Fotos: divulgação

Flávia Martins