31/10/2025 14h52 - Atualizado em 31/10/2025 15h05

Masterclass aborda transparência e integridade no Governo do Estado

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) promoveu, nessa quarta-feira (28), uma masterclass direcionada aos participantes do curso ‘Extensão em ESG na Gestão Pública’, realizado juntamente com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A aula foi ministrada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que abordou o tema ‘Transparência e Integridade no Governo do Estado’.

O curso tem como público-alvo gestores públicos e formuladores de políticas de ESG em posições estratégicas do Governo do Estado, e busca responder aos desafios atuais da Administração Estadual por meio da integração dos princípios ambiental, social e de governança. A proposta também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a masterclass, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou como os princípios da governança pública, como accountability, transparência, integridade e participação social, orientam as ações da gestão capixaba. Ele apresentou os avanços do Espírito Santo na aplicação de políticas de integridade, ressaltando que o Estado é o primeiro do País a ter 100% dos órgãos com planos de integridade publicados, fator que beneficia mais de 58 mil servidores.

Camata também explicou o papel estratégico do controle interno na implementação da agenda ESG (ambiental, social e governança), com iniciativas que incluem desde a gestão de riscos e auditorias preventivas até a criação do Portal ESG ES, que reúne indicadores de sustentabilidade e governança de forma acessível e interativa. O secretário pontuou que a integração dessas práticas fortalece a eficiência e a credibilidade do setor público.

“Transparência e integridade são pilares que sustentam a confiança entre o governo e a sociedade. Quando o Estado atua de forma aberta, permitindo o controle social e prestando contas de suas ações, ele não apenas aumenta a eficiência da gestão, mas também fortalece a democracia e o vínculo de confiança com o cidadão. Esse é o caminho para um governo verdadeiramente sustentável, ético, social e ambientalmente comprometido com o futuro”, destacou o secretário.

Sobre o curso

Intitulado “Extensão em ESG na Gestão Pública”, o curso tem carga horária de 110 horas e é estruturado em nove módulos:

  • Pluralidades e Gestão – Novos Futuros Possíveis;
  • Introdução aos Princípios ESG na Gestão Pública;
  • Estudos de Caso e Práticas Inovadoras;
  • Políticas Ambientais e Sustentabilidade Socioambiental;
  • Inclusão Social e Equidade;
  • Governança e Transparência;
  • Planejamento Estratégico e Indicadores ESG;
  • Comunicação e Engajamento;
  • Financiamento e Investimento.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard