07/07/2021 17h36

Integridade e transparência são temas abordados pela Secont em palestra para vereadores de todo País

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou, nesta quarta-feira (07), do Ciclo de Palestras Interlegis para Vereadores. Com o tema “Integridade, Transparência e o Papel do Vereador”, a palestra de Edmar Camata encerrou o evento virtual, que, ao longo de três dias de realização, contou com mais de 500 vereadores de todo o País.

A iniciativa, promovida pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, com a cooperação técnica do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), contou com o apoio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

Foram realizadas seis palestras virtuais, ministradas por especialistas voluntários, que abordaram temas essenciais para o mandato parlamentar municipal. Os objetivos são contribuir para o aperfeiçoamento dos vereadores e vereadoras e para o fortalecimento das câmaras municipais.

O secretário Edmar Camata falou sobre a importância da integridade e da transparência para o bom desempenho dos vereadores em funções como a fiscalização dos atos municipais, a proposição de leis e o acompanhamento e aprovação do orçamento.

A palestra abordou também os aspectos da Lei Anticorrupção e a contribuição para a instituição de um ambiente de compras públicas pautado na integridade. Por fim, Edmar Camata destacou as obrigações dos governos quanto à transparência dos seus atos e à garantia de acesso à informação.

O secretário Edmar Camata lembrou também que o Espírito Santo é hoje o Estado mais transparente do Brasil. “Não tem outra opção para o gestor público, a não ser, ser transparente”, ressaltou, destacando que o desafio é, além de dar transparência às informações, transformar os dados em utilidade para o cidadão. “Um exemplo são os aplicativos que melhoram a qualidade de vida nas cidades, como o Ônibus GV”, ressaltou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 / 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard