13/11/2025 17h14

Instituições capixabas que compõem o Focco participam de capacitação sobre prevenção e detecção de fraudes em licitações

Com o objetivo de fortalecer as ações de integridade e o controle sobre o uso dos recursos públicos, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nessa quarta-feira (12) e nesta quinta-feira (13), do curso de capacitação “Prevenção e Detecção de Fraudes em Licitações”, promovido pelo Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES).

O treinamento aconteceu no auditório da Polícia Federal (PF), em São Torquato, Vila Velha, e teve carga horária de 16 horas. O curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Souza, especialista em auditoria e análise de riscos em processos licitatórios.

A capacitação teve como público-alvo os representantes das instituições que integram o Focco-ES, fórum que reúne órgãos de controle, fiscalização e persecução penal, com o propósito de promover ações conjuntas para o enfrentamento à corrupção e o fortalecimento da transparência na administração pública.

Representando a Secont, estiveram presentes o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão; e os auditores do Estado Helmut Mutiz; Fabrício Massariol; Paulo Pelissari; e Sebastião Lima.

Os temas abordados foram técnicas de identificação de indícios de fraude em licitações, análise de comportamento de mercado e fornecedores, além da aplicação de metodologias de auditoria e uso de dados para prevenção de irregularidades.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou a importância da qualificação continuada dos profissionais que atuam no controle público. “Capacitações como essa são fundamentais para aprimorar o trabalho das equipes que lidam diretamente com a prevenção e o combate a irregularidades. O fortalecimento da integridade nas contratações públicas é uma prioridade da Secont e do Focco-ES, pois garante mais eficiência e segurança no uso dos recursos públicos”, afirmou.

Sobre o Focco-ES
Criado em 2007, o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) atua de forma integrada para promover o intercâmbio de informações e desenvolver ações conjuntas de prevenção e combate à corrupção. A Secont passou a integrar oficialmente o grupo em 2023, contribuindo com sua experiência em transparência, integridade e controle interno.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard