30/06/2017 17h30

Iniciativa para controle social é destaque na 28ª reunião do Conselho de Transparência

Uma iniciativa de moradores de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, para atuar no controle social e na melhoria dos serviços públicos, foi apresentada durante a 28ª reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

O promotor de Justiça da Comarca de Nova Venécia, Leonardo Augusto Cezar dos Santos, e a presidente do Grupo de Inteligência Municipal (GIM), Natache Fiel, apresentaram nesta semana os resultados que o grupo vem obtendo com iniciativas como o projeto “Adote um Vereador”.

Criado em agosto de 2016, o GIM é uma associação de voluntários, sem fins lucrativos, religioso ou político partidário, destinada a promover a defesa do interesse público por meio do combate à corrupção, em defesa da ética, dos direitos humanos e para o pleno exercício da cidadania.

A entidade tem por finalidade desenvolver projetos de interesse social, cultural, educativo e prevenir e combater a corrupção na administração pública no território do município.

Natache Fiel explicou que, por meio do projeto “Adote um Vereador”, os cidadãos acompanham de perto o trabalho dos parlamentares, o que já vem gerando resultados positivos.

“Temos um formulário de avaliação e participamos de todas as sessões e reuniões de comissão. Em julho, sai a primeira avaliação dos vereadores, de acordo com a pertinência e relevância das proposições para o município. Já percebemos que nossa presença na Câmara Municipal impactou no trabalho dos vereadores”, disse.

Outro trabalho realizado pelo grupo foi a sugestão de inserir o tema “combate à corrupção” como disciplina transversal em todas as escolas do município. “Nossa ideia é premiar o melhor trabalho feito pelas escolas sobre combate à corrupção. A escola é caixa de ressonância e o retorno que temos dos jovens é muito grande”, afirmou Natache.

O grupo também está preparando um Café Filosófico que terá palestras e debates, para aproximar cada vez mais temas como cidadania e ética da sociedade.  “A população não tem ideia do poder que é a participação em um conselho municipal, por exemplo, uma maneira de participarmos mais da distribuição dos investimentos na cidade”, acrescentou Natache.

Ela ressaltou que, por meio das redes sociais, o trabalho do grupo tem chamado a atenção de pessoas de outros estados. “O mais importante do GIM é que mostramos aos moradores, principalmente os jovens, que eles têm poder e autonomia, basta que sejam menos indivíduos e mais cidadãos. Precisamos nos sentir também responsáveis pelo combate à corrupção, assumir nossa parte e não deixar isso apenas a cargo do poder público”, afirmou.

A presidente do GIM ressaltou a importância de apresentar a iniciativa ao Conselho. “Foi excelente! Saímos mais fortalecidos, porque encontramos os iguais, vemos que tem outras pessoas pensando no combate à corrupção. Isso aumenta nossa esperança e nos dá mais energia para entrar em ação”, afirmou.

O subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Leandro Piquet, aprovou a iniciativa. “A contribuição de cada membro que integra o conselho, conforme a sua visão do problema, de acordo com a função que exerce, colabora com um processo democrático e mais transparente das informações do Estado, elevando a qualidade do trabalho da Secont e ampliando a possibilidade de cidadania”, ressaltou.

Piquet acrescentou que um canal à disposição da população para que ela exerça o controle social é a Ouvidoria-Geral do Estado (www.ouvidoria.es.gov.br), onde é possível fazer denúncias. “A ouvidoria é um canal que está de portas abertas para que a população exerça sua cidadania”, afirmou o subsecretário.

O CONSELHO

Criado por meio do Decreto 2812-R, de 28/07/2011, o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado do Espírito Santo tem por finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle e incremento da transparência na gestão da administração pública, estratégias de combate à corrupção e à impunidade.

O Conselho é presidido pelo secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Eugênio Ricas, e a Secretaria-Executiva é exercida pelo subsecretário de Estado da Transparência, Luis Fernando Mendonça Alves, com membros do Governo do Estado, da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, da Ufes e da sociedade civil organizada. A atuação não é remunerada.

Assessoria de Comunicação da Secont:

Flávia Martins - (27) 3636-5354 / 98895-1695

flavia.martins@secont.es.gov.br