05/05/2021 16h24

Gestores da Secont participam de capacitação promovida pela SEP para aperfeiçoar gestão de projetos

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, e o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, firmaram um termo de cessão, pela SEP, do uso do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) para a Secont.

Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de programas e projetos setoriais e estratégicos da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), gestores do órgão participaram, nesta quarta-feira (05), de curso de capacitação ministrado por técnicos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). Na ocasião, foi firmado um termo de cessão, pela SEP, do uso do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) para a Secont. 

A capacitação, realizada de forma virtual pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP - na qual funciona o Escritório de Projeto do Governo do Estado -, beneficiou 17 servidores da Secont. “A utilização do Siges significa um amadurecimento da gestão por projetos, que permitirá à Secont alavancar seus esforços nas áreas do controle, da transparência, da integridade e da correição”, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata. 

Quatro projetos da Secont fazem parte da Carteira de Projetos Estratégicos do Governo: “Aperfeiçoamento das Ações de Transparência Pública”, “Estudante de Atitude”, “Integridade do Poder Executivo Estadual” e “Sentinela”.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explica que “difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública em Gestão para Resultados é o objetivo da SEP”. No treinamento da tarde desta quarta-feira, os servidores da Secont foram orientados sobre estruturação, inserção e gerenciamento de projetos por meio do Siges, um sistema próprio do Governo desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Antes da Secont, a SEP já havia firmado termos de cooperação para cessão do Siges às Secretarias de Desenvolvimento (Sedes), Educação (Sedu) e Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Fazenda (Sefaz), e também com as companhias estaduais de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e de Saneamento (Cesan).

O Siges é a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+, que visa a ampliar a capacidade de execução de programas e projetos estratégicos do Governo Estadual, entregando melhores resultados à sociedade capixaba.

Utilizando o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da administração estadual. A partir da cessão dessa ferramenta pela SEP, as Secretarias e órgãos podem aprimorar o gerenciamento dos desafios, indicadores e entregas previstas dos seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico do Governo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard