14/02/2022 16h56

Fundação iNOVA lança Código de Ética da Instituição

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, falou sobre ética e integridade no evento.

O evento de lançamento do Código de Ética, Conduta e Integridade da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba foi realizado na manhã da última sexta-feira (11), no Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), e reuniu autoridades, colaboradores da instituição, representantes de categorias profissionais, além de estudantes. 

O lançamento contou com palestras do secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Edmar Camata, do PhD em Direito Público, Marcelo Zenkner, e da controladora da Fundação, Lívia Duarte. Em vídeo, contribuíram também para as reflexões propostas o governador do Estado, Renato Casagrande, e o filósofo Mário Sérgio Cortella. 

O código de ética foi desenvolvido no intuito de incentivar colaboradores, fornecedores, partes interessadas e sociedade acerca da Resolução CC/iNOVA nº 05/2021, para que possam, efetivamente, a executarem as normas do Código no dia a dia da Fundação. Entre as diretrizes institucionais da organização está o fortalecimento da transparência, da ética e da integridade em todas as suas atividades. 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também marcou presença no evento e falou sobre os desafios da área: “O Sistema Único de Saúde (SUS) nos mostra sua força e capacidade de alcançar grandes feitos prestando serviços de baixa, média e alta complexidade para a população. A missão é árdua, mas seguimos em frente em busca de avanços e melhorias para a saúde capixaba”. 

Edmar Camata citou a luta contra a corrupção no Estado e o caminho rumo à integridade. “Cada órgão tem suas peculiaridades, por isso, é tão importante que tenham seus Códigos de Conduta Ética próprios, para que os servidores tenham clareza sobre o que se espera deles e sobre as condutas vedadas. Faço um agradecimento especial a toda a equipe da iNOVA Capixaba, essa é uma entrega muito importante para uma instituição que está começando sua trajetória e já inicia com essa preocupação com a integridade”, ressaltou. 

Em sua apresentação, Marcelo Zenkner elogiou a elaboração do documento da iNOVA e destacou alguns compromissos de conduta presentes: “Exemplo, responsabilidade, transparência e coragem. Nós devemos defender esses valores e praticá-los naquelas situações problemas que são enfrentadas todos os dias. Achei esse trabalho maravilhoso. Vocês estão de parabéns e tudo que está escrito ali é aderente aquilo que de melhor eu tenho visto sendo praticado por aí”. 

A controladora Lívia Duarte defendeu a integridade como reflexo no atendimento ao paciente. “O que a gente quer com esse Código é a prevenção. É importante mostrar para a sociedade que os propomos a fazer diferente, inovar. E é isso que viemos fazer aqui, é isso que cada um que está aqui, que tirou seu tempo para nos ouvir, vai fazer. Pensar naquelas condutas, não como o proibido, mas como o que a sociedade espera de mim”, disse. 

Para encerrar o evento, o diretor-geral da Fundação, Rafael Amorim, falou sobre a compreensão e conscientização dessas normas e de aplicação desses valores. 

“Esse momento é um marco para a história do serviço público, apresentamos à população e aos órgãos reguladores a nossa conduta de atuação na prestação de serviços em saúde. Os princípios e compromissos estabelecidos pelo Código são reais, colocados em prática e exigidos para todos os níveis hierárquicos da iNOVA Capixaba. Ressalto que não se tratam de regras punitivas, mas sim de uma implementação de cultura ética e de feedback constante, a fim de promover relações positivas de trabalho e transparência com a comunidade”, pontuou. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Gessika Avila

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

Tópicos:
ética; inova
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard