17/12/2019 16h13 - Atualizado em 17/12/2019 16h25

Experiência anticorrupção da Dinamarca vai subsidiar o Estado na implementação do Programa de Integridade

O curso teve a participação de representantes de órgãos de controle e da sociedade civil organizada de sete estados

A experiência bem-sucedida da Dinamarca, país que está entre os menos corruptos do mundo, vai subsidiar o trabalho de implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual. O Espírito Santo é um dos sete estados selecionados a participar do Projeto Integridade nos Estados Brasileiros, desenvolvido pela ONG Transparência Internacional Brasil, que levou representantes de órgãos de controle e da sociedade civil organizada para um treinamento de dez dias no país europeu. A participação no projeto não acarreta custos para o Governo do Estado.

O curso, realizado em Copenhague de 2 a 13 de dezembro, contou com 8h diárias de aulas e visitas a instituições dinamarquesas, como ao Tribunal de Contas, à Associação dos Municípios e à Ouvidoria do Parlamento. O auditor da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e coordenador do Programa de Integridade Estadual, Guilherme Machado, que participou da capacitação, considera que a experiência vai ajudar a impulsionar a implementação dos programas de integridade no Estado. As diretrizes para elaboração e execução dos planos foram instituídas por lei em maio último.

“A capacitação, além dos óbvios novos conhecimentos, traz muita inspiração para aprimorarmos nossas abordagens e, principalmente, para conectarmos as boas práticas já em andamento no Estado. O compromisso que o Governo do Estado assumiu com a Transparência Internacional também poderá nos ajudar a impulsionar a implantação dos programas de integridade”, diz Guilherme Machado.

O auditor explica que o acordo com a ONG prevê a obrigação dos estados de elaborarem seus programas de integridade. Como o Espírito Santo já possui uma diretriz aprovada, o objetivo é aprimorar as ações. “Este documento precisa ser compatibilizado com as nossas iniciativas e expectativas e validado pelas autoridades envolvidas. Os instrutores do curso nos visitarão daqui a 6 meses para ver a evolução do plano e a Transparência Internacional irá avaliar a integridade nos estados a partir de um modelo de análise que está disponível para consulta e sugestões”, ressalta.

A experiência, para o coordenador, foi enriquecedora do ponto de vista também da troca de informações e ideias com os representantes dos demais estados selecionados.  “Ao mesmo tempo em que apresentávamos as nossas boas práticas, aprendíamos com os eles, o que nos fazia refletir e buscar melhorar nossos programas”, destaca Machado.

Em Copenhague, para melhor absorver a cultura local, os valores e as tradições do país, os participantes foram convidados a viver como os dinamarqueses.  Guilherme Machado conta que o grupo utilizava o transporte público ou se deslocava a pé, interagindo com a cidade, com as pessoas e com as regras locais.

“A Dinamarca valoriza a confiança como base de todas as relações humanas e sociais. As transgressões são punidas, mas o que se divulga e valoriza na sociedade é a confiança, que as pessoas têm umas nas outras e no governo. Os dinamarqueses são conscientes da importância de pagar os impostos e receber serviços públicos de qualidade”, finaliza o auditor.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard