02/02/2024 16h28

Estado participa de projeto para implantação de modelo internacional de auditoria

Avançar para o nível 2 do modelo internacional de Auditoria, em 2024. Essa é uma das metas e um dos projetos prioritários da Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Desde novembro do ano passado, parte da equipe de auditores internos da Subsecretaria de Controle participa do projeto de validação externa do nível 2, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno, o Conaci.

Atualmente, a Secretaria de controle e transparência está no nível 1 do Modelo Internacional de Capacidade de Auditoria Interna e almeja atingir o nível 2 em 2024 e o nível 3 até o ano de 2027. O modelo possui 5 níveis de maturidade. O coordenador da Qualidade da Secont, Valber Padilha, explicou que avançar na implementação do IA-CM é aprimorar a capacidade dos auditores em contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, o Modelo IA-CM analisa o serviço e o papel da auditoria interna, o gerenciamento de pessoas, as práticas profissionais, a prestação de contas e a estrutura de governança empregada. O método de trabalho prevê a realização de uma autoavaliação, a melhoria contínua e o estabelecimento de um plano evolutivo, além da institucionalização de processos.

O secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou o reconhecimento nacional do trabalho da Secont, que faz da Secretaria referência em boas práticas no País. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Ana Clara Mardegan
27 3636-5354 / 27 98895-1695
mayara.mello@secont.es.gov.br
anaclara.mardegan@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard