04/12/2019 16h30 - Atualizado em 05/12/2019 10h20

Espírito Santo vai sediar reunião técnica nacional de gestores da área de controle interno

Foto: Assessoria de Comunicação/Conaci
A escolha do Estado aconteceu durante a 33ª Reunião Técnica, que está acontecendo em Salvador

A 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) será realizada no Espírito Santo. O evento está marcado para março de 2020. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (4), em votação realizada durante a 33ª Reunião Técnica, que vai até esta quinta-feira (5) em Salvador, na Bahia. No encontro, os membros do conselho presentes decidiram a agenda de realização de todas as reuniões de 2020.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participa da reunião e explica que, além de acatar a candidatura do Estado para a realização da primeira plenária do ano em Vitória, foi definido que o encontro de junho será em Natal, no Rio Grande do Norte; o de setembro, em São Paulo; e o de dezembro, em Curitiba. Esta é a segunda vez que a Reunião Técnica ocorrerá no Espírito Santo. A primeira foi em 2013.

Criado em 2007, o Conaci reúne membros de órgãos de controle de todo País, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e práticas. A proposta do colegiado é possibilitar o trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de trocar experiências, o Conaci promove a integração entre os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse destes órgãos e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

RTC Salvador

Na reunião técnica realizada em Salvador, além das agendas administrativa e técnica de 2020 do colegiado, são discutidas a proposição de resoluções e apresentadas boas práticas relacionadas ao controle interno. O evento tem como anfitriões a Auditoria-Geral do Estado da Bahia e a Controladoria-Geral do município de Salvador, e conta com a participação de 36 membros do conselho, reunindo controladores, auditores e secretários de vários estados e regiões do país.

Durante os dois dias de reunião, o Conselho discutirá temas importantes para o controle interno, a exemplo da transparência das organizações sociais, da Lei das Estatais, dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública, no âmbito do Conaci.

(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Conaci)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard