01/10/2021 14h57

Espírito Santo passa a integrar gestão do Conselho Nacional de Controle Interno

Edmar Moreira Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência, Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e Francisco Lopes Neto, controlador-geral de Rondônia, foram eleitos para a gestão dos próximos quatro anos do Conselho.

Esta sexta-feira (1º) foi dia de eleição na 39ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece em Curitiba, no Paraná. Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais; Francisco Lopes Neto, controlador-geral de Rondônia; e o Edmar Moreira Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência, foram eleitos para a gestão dos próximos quatro anos do Conselho, a partir de 1º de janeiro de 2022.

O presidente do Conselho, Leonardo Ferraz, afirma estar tranquilo em relação à transição. “A atual gestão fica muito tranquila e segura com a eleição da chapa encabeçada pelo controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, não só pelo seu reconhecido talento e competência, mas também pela certeza de que dará continuidade e aperfeiçoará as ações, projetos e capacitações desenvolvidas nos últimos três anos, bem como certamente deixará sua marca pessoal em novas conquistas para o Conaci", afirmou Ferraz.

O presidente eleito, Rodrigo Fontenelle, reconheceu as conquistas da atual diretoria e se mostrou motivado para continuar os trabalhos do Conselho. “Nos últimos anos o Conaci se fortaleceu, consolidou parcerias efetivas e está pronto para novos projetos”, afirmou. “Em 2007, Minas Gerais teve eleito o primeiro presidente do Conselho, e agora, 12 anos depois, o Estado reassume a posição.  É um prazer e uma honra ser escolhido para liderar, juntamente com meus amigos e parceiros Francisco e Camata, um grupo tão qualificado como esse”, frisou Fontenelle.

Na posição de vice-presidente eleito, Francisco Lopes Neto reafirma o fortalecimento do Conselho e a expectativa de avanço para o futuro. “A ideia é continuar o trabalho de consolidação do Conaci como referência nacional em matéria de controle interno, bem como avançar na temática como instrumento de mudança e de melhoria da gestão do país", declarou.

O 2º vice-presidente eleito, Edmar Camata, ressaltou o protagonismo do Espírito Santo em ações de controle, transparência e anticorrupção.  “A participação do Espírito Santo na vice-presidência do Conaci é resultado deste protagonismo nacional da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), e deve ser aproveitada ao máximo em prol da evolução conjunta do sistema de controle, em benefício da sociedade”, disse Edmar Camata.

Sobre o Conaci

Composto por representantes de 26 Estados, do Distrito Federal e da União, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) se apresenta como uma das principais redes de controle interno do País.

Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o Conaci consolida-se com o propósito principal de promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o País.

Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse de seus membros e a coordenação e desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

Saiba mais em www.conaci.org.br

(Com a colaboração das Assessorias de Comunicação das Controladorias de Minas Gerais e de Rondônia)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard