07/03/2017 16h33 - Atualizado em 08/03/2017 09h32

Equipe da Secont participa de capacitação na Polícia Federal sobre Combate à Corrupção

A equipe da Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participa, nesta semana, do curso de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovido pela Polícia Federal do Espírito Santo. A Abertura aconteceu nesta terça-feira (07) e contou com a presença do secretário Eugênio Ricas.

“É uma oportunidade de trocar experiências e disseminar a atuação da Secont no combate à corrupção, uma vez que somos o órgão do país que mais aplicou a Lei Anticorrupção desde que ela entrou em vigor. Nossa estrutura mescla o conhecimento dos auditores com a experiência investigativa de diversos órgãos, por isso, o que torna a integração promovida por este encontro ainda mais importante”, destacou Eugênio.

A programação segue até sexta-feira (10) e traz palestrantes com experiências em investigações de ilícitos administrativos e criminais, que envolvem desvio de recursos públicos e corrupção. Os palestrantes também são membros das instituições  públicas. Ao todo, serão 13 palestras. O encontro acontece na sede da Polícia Federal em São Torquato, Vila Velha.

O curso faz parte das ações do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), como um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

O público-alvo é formado por servidores dos órgãos parceiros nos estados, além dos congêneres locais, como Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, auditores da Fazenda Estadual, Defensoria Pública e sociedade civil, no caso, funcionários do sistema de prevenção à lavagem de dinheiro, associados à Federação Brasileira de Bancos e magistrados.

Além da difusão de conhecimento, os cursos promovem a integração e a troca de experiências entre os órgãos participantes, criando laços de confiança e propiciando a organização do Estado no combate ao crime organizado.

Susana Kohler

Assessora de Comunicação | SECONT