07/10/2016 10h20 - Atualizado em 07/10/2016 16h18

Empresa é condenada por fornecer produto falsificado

Os cartuchos de tinta falsificados foram entregues pela empresa à própria Secont

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) acaba de condenar a quinta empresa, com base na Lei de Anticorrupção Empresarial. A ‘Zad Comércio e Serviços LTDA’ foi processada por entregar cartuchos de tinta de impressora falsificados. A empresa foi vencedora de um processo licitatório para fornecer o produto para a própria Secont.

A secretaria constatou que o material fornecido não era compatível com as exigências do edital. Depois disso, os cartuchos foram encaminhados para o fabricante, que emitiu um laudo técnico confirmando as suspeitas de existência de falsificação/adulteração do material, pois havia marcas, ranhuras e selos de segurança falsificados nos produtos avaliados.

Com a finalização do Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), a organização empresarial foi condenada a pagar multa no valor de R$ 22.192,15. Calculado a partir do faturamento da empresa, referente ao ano anterior ao processo, como dispõe a legislação anticorrupção.

O prazo para o pagamento da multa administrativa é de 30 dias. Após esse período, caso a empresa não efetue o pagamento, o valor será inscrito como dívida ativa do Estado. A ‘Zad Comércio e Serviços’ também será incluída no Cadastro Nacional de Empresas Punidas – CNEP, do Ministério da Fiscalização, Transparência e Controladoria-Geral da União.

 Com esta condenação, o Espírito Santo passa a ser o Estado com o maior número de sanções aplicadas com base na Lei Anticorrupção Empresarial (12.846/13). No mês de janeiro, o Espírito Santo condenou a primeira empresa do país pela mesma lei.


Informações à Imprensa:
Susana Kohler
Assessora de Comunicação | SECONT
susana.kohler@secont.es.gov.br  .  www.secont.es.gov.br           
Twitter @secontes . Instagram secont.es . Facebook ESTransparencia
(27) 3636-5354 - 98895-1695

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard