Desempenho dos municípios do Estado ganha destaque no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nesta terça-feira (16), da cerimônia de lançamento do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) e reuniu autoridades e representantes de vários municípios do Estado em Bento Ferreira, em Vitória.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados do Ranking de Transparência e Governança Pública deste ano, divulgado pela ONG Transparência Capixaba com a metodologia da Transparência Internacional/Brasil e apoio do Espírito Santo em Ação. Ao todo, os 77 municípios do Estado foram avaliados por 85 voluntários, estudantes de seis universidades parceiras do projeto.
O ranking visa avaliar as práticas de transparência pública nos municípios capixabas, expondo dados abertos e incentivando a participação popular, a transformação digital e o combate à corrupção. Além disso, ele também reconhece as melhores práticas e iniciativas entre os municípios avaliados e estimula a competição positiva e a cooperação entre os órgãos com a criação de espaços de diálogo e aprendizado mútuo para a implementação de mudanças. Na pesquisa deste ano, também foi adicionado um novo eixo de avaliação, denominado “Obras Públicas”.
Durante a solenidade, a diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani, realizou a apresentação dos indicadores. O número de municípios com classificação “Ótimo” é maior que em 2023: de 30 para 33 este ano. Ao mesmo tempo, o número de municípios com classificação “Bom” diminuiu de 22 para 15 neste ano. Já os municípios com classificação “Regular” obtiveram um ligeiro aumento de 20 para 23 em 2024. Seis municípios mantiveram-se municípios com classificação “Ruim” e nenhum obteve classificação “Péssimo”.
O município de Vila Velha alcançou a 1ª posição no ranking com 99,7 de pontuação final, em uma escala de 0 a 100. A Capital, Vitória, apesar de não ter sido avaliada pelo ranking capixaba, foi analisada pela Transparência Internacional e conquistou a 1° posição entre as capitais mais transparentes do Brasil, totalizando 98,6 pontos.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, comemorou o desempenho atingido pelos municípios do Espírito Santo. “Temos a oportunidade de parabenizar os municípios que se dedicam para uma melhoria contínua das nossas atividades relacionadas ao controle social e à transparência. Os resultados que pudemos ver destacaram ainda mais o trabalho árduo e contínuo das instituições públicas capixabas para o aprimoramento da gestão e governança, contribuindo para uma sociedade cada vez mais íntegra e transparente”, reforçou.
Clique aqui e acesse o ranking na íntegra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello/ Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br