09/04/2015 16h57 - Atualizado em 17/12/2015 14h43

Corregedor quer mais celeridade e eficiência no serviço público

“Não existe instituição pública forte sem uma corregedoria forte”. A frase do secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, define a importância deste momento que o Governo está vivendo. A posse do novo corregedor-geral do Estado, Sócrates de Souza, realizada na manhã desta quinta-feira (09), é mais uma prova do trabalho que a Secont tem feito no sentido de transformar o Espírito Santo em referência no combate à corrupção.

O secretário enfatizou, ainda, o trabalho estratégico que tem sido desenvolvido na atual gestão: “Temos trabalhado incessantemente na Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e estamos sendo, inclusive, reconhecidos em eventos nacionais por estarmos na vanguarda do controle interno dentro do serviço público. A criação da Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial (Subint), por exemplo, nos coloca à frente em relação aos demais estados da Federação. O nosso principal desafio, agora, é mudar a mentalidade da maioria da população em relação à corrupção. O exemplo tem que vir de cima. Se vamos impor às empresas um comportamento voltado para a integridade, a máquina pública tem que funcionar sem máculas e de modo extremamente profissional”, complementou Zenkner.

“Decidimos trabalhar a implantação da Lei Anticorrupção e agora estamos dando outro passo, que é reestruturar a Corregedoria-Geral do Estado. Vamos trabalhar nos dois lados do problema de modo que tanto o corruptor de fora, quanto o agente público sejam desestimulados dos seus atos. Nosso objetivo não é punir. O que nós queremos é trabalhar para que esses atos deixem de acontecer no nosso Estado, e assim possamos ser um bom exemplo para o nosso Brasil”, enfatizou o governador Paulo Hartung.

O governador completou, ainda, convidando o secretário da Secont e o novo corregedor a implementarem um diálogo com fornecedores do Governo e servidores públicos que lidam diretamente com a área de contratos. “A Lei Anticorrupção é uma ferramenta importante, mostra com clareza aos prestadores de serviço um caminho que é um bom caminho, mas a Corregedoria fortalecida vai trabalhar na outra ponta do desafio. Vamos convidar os fornecedores de todas as áreas e apresentar os fundamentos da lei anticorrupção. Da mesma forma, vamos chamar todos os funcionários que têm uma interface com a contratação e compras e capacitá-los, finalizou”.

Com a missão de aprimorar a atuação dos servidores públicos, visando estimular a qualidade do serviço, o procurador Sócrates de Souza afirmou que pretende estimular cada vez mais a capacitação de toda equipe. “Pretendo realizar, com as demais corregedorias, encontros técnicos, visando conhecer, aprender e disseminar as boas práticas e, com isso, encontrar soluções comuns para problemas corriqueiros que, via de regra, dificultam o andamento regular dos procedimentos administrativos. Trabalhei focado na ideia de que não há mais espaço neste governo para o funcionário público que não caminha pela base sólida da moralidade, legalidade, publicidade e eficiência. A corregedoria estará voltada para aprimoramento da gestão pública visando reduzir a possibilidade das práticas corruptas”, finalizou o corregedor.