Coordenação de Inspeções fortalece a gestão pública capixaba com recomendações estratégicas
.png?v=638963101384576810)
A Coordenação de Inspeção (COIN), vinculada à Subsecretaria de Controle (Subcont), exerce um papel essencial dentro da Secretaria de Controle e Transparência (Secont): garante que o trabalho do Governo do Estado seja cada vez mais eficiente, transparente e alinhado às boas práticas da administração pública estadual.
Além de identificar falhas, a equipe da COIN atua para entender as causas dos problemas e propor soluções que melhorem processos e evitem que as mesmas situações se repitam. É um trabalho que une técnica, estratégia e compromisso com o fortalecimento da gestão pública.
“O nosso trabalho começa priorizando as manifestações da Ouvidoria-Geral do Estado e apoiando o subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques, nas decisões sobre cada caso. Quando percebemos que uma irregularidade pode acontecer também em outros setores, recomendamos medidas de ajuste não só para o órgão inspecionado, mas para toda a estrutura que sustenta a administração pública”, explica o auditor do Estado Fabrício Ceccato Borgo, coordenador da COIN.
Em inspeções recentes, essa abordagem gerou avanços significativos, como:
- No Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a análise da COIN resultou na atualização do Manual de Contabilidade (MCONT), garantindo mais precisão nos registros e segurança nas cessões de pessoal, uma medida já adotada pela Sefaz.
- No Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRANIES), as recomendações feitas à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e Secretaria da Fazenda (Sefaz) inspiraram ajustes contábeis e orçamentários, que devem ser incorporados ao novo MCONT até dezembro de 2025.
- No Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), as inspeções levaram à melhoria do sistema SIGEFES e à revisão de normas do Decreto nº 3.444-R/2013, reforçando a segregação de funções nas despesas públicas, mudanças também já implementadas pela Sefaz.
- No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), foi sugerida à Secretaria da Saúde (Sesa) a adoção do sistema e-Docs pelo Instituto gestor do hospital, o que trará mais organização e transparência à gestão documental.
Essas recomendações, dentre elas algumas já adotadas e outras em fase de implementação, reforçam a atuação preventiva, estratégica e transversal da Coordenação, que não apenas identifica falhas, mas contribui de forma decisiva para o aperfeiçoamento contínuo da administração pública estadual.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br