Campanha Novembro Azul e de prevenção contra Aids no Edifício Fábio Ruschi
Neste mês está sendo realizada a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames preventivos para um diagnóstico precoce de câncer de próstata e, ainda, incentivá-los a cuidar da saúde de forma geral.
Para lembrar servidores e visitantes sobre a importância de usar preservativo nas relações sexuais, a equipe de Gerência de Saúde do Sistema Penal colocou em todos os andares do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, dispensers com camisinhas que poderão ser retiradas gratuitamente por quem desejar.
Além de fazer parte do Novembro Azul, a ação antecipa o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Os preservativos foram enviados à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) pelo Ministério da Saúde e também serão distribuídos nas unidades prisionais.
“O público masculino é o que menos procura as unidades de saúde. Eles só vão até uma unidade quando é necessária uma ação curativa ou o problema já está avançado. Mediante o crescimento das DSTs no país, a ação visa à conscientização da população. Além disso, as ‘camisinhas’ são um método preservativo e um incentivo para iniciar os cuidados individuais”, fala a gerente de saúde da Sejus, Luciana Vaneli Gama.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 45% da população sexualmente ativa não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Por isso, o Ministério tem feito campanhas para alertar a população sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e a Aids, além da importância de fazer testes para identificar essas doenças precocemente.