30/03/2021 13h03

Boas práticas do Estado na pandemia são destaque em encontro nacional do Controle Interno

O encontro reúne gestores de todo o País e acontece por meio de videoconferência

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresentou as boas práticas do Estado em ações de controle durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)  a gestores da área de Controle Interno de todo o País.  A apresentação aconteceu na 37ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada por meio de videoconferência nesta terça-feira (30). 

A apresentação "Boas práticas nacionais e internacionais de controle interno no contexto da pandemia de Covid-19" contou com a participação do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que estava acompanhado dos auditores do Estado Simony Rátis e Valber Padilha; do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz; e do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. 

A Secont apresentou aos gestores da área de Controle Interno as ações de transparência promovidas no Estado, como a disponibilização do Vacinômetro, e de controle, com a realização de auditoria na Campanha de Vacinação em parceria com a equipe da Gerência de Auditoria em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

 A auditoria está acompanhando todo o processo de imunização, desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização. 

Foram elaborados dois checklists com os itens a serem acompanhados na vacinação. O trabalho é feito por meio da aplicação de questionário a todos os 78 municípios capixabas. Também serão realizadas  visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação, para verificar de perto o processo de imunização. 

 "A aplicação da vacina é o momento final de uma cadeia de processos  que conta com etapas como a distribuição, armazenamento e agendamento das doses. E todas elas precisam funcionar muito bem para que a Campanha de Vacinação atinja seus objetivos. Por isso, a atuação do controle interno é fundamental", salientou Edmar Camata. 

Durante o encontro foram debatidos também temas ligados ao combate à corrupção e à atuação da auditoria interna. As Reuniões Técnicas do Conaci têm o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e expertises entre os profissionais que atuam na área e proporcionar o estabelecimento de parcerias para cooperação entre os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard