04/11/2019 15h29 - Atualizado em 04/11/2019 15h30

Auditores passam por capacitação em gestão de riscos e auditoria

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou da abertura do curso, com o instrutor José Luiz Gonçalves Maffei

Vinte auditores que atuam diretamente em ações de controle participam nesta semana do primeiro módulo da capacitação “in company” em gestão de riscos e auditoria, que acontece neste mês de novembro. O curso está sendo ministrado na sede da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), no Centro de Vitória, e conta com conteúdo personalizado, voltado para as necessidades do Sistema de Controle Interno do Estado.

As aulas, que serão realizadas durante toda a semana, estão a cargo do instrutor José Luiz Gonçalves Maffei, consultor credenciado pelo Banco Mundial. Maffei já treinou mais de 5,5 mil profissionais na área de controle, e possui quatro certificações internacionais em gestão de risco e qualidade em auditoria interna. 

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou da abertura do curso e destacou que a proposta é abrir mais turmas em 2020. “Sabemos da importância da capacitação para a realização de um trabalho de excelência. Nossa expectativa é que o treinamento chegue a todos os auditores”, ressaltou.

Tanto no primeiro quanto no segundo módulo -  que será realizado de 18 a 22 de novembro - serão abordados temas como governança corporativa e a adoção do modelo europeu de três linhas de defesa. O método, adotado no Estado a partir de 2017, quando a Lei Complementar nº 856 estabeleceu as bases para a modernização do Sistema de Controle Interno Estadual, é reconhecido internacionalmente por permitir maior eficácia da gestão pública.

Um dos diferenciais do modelo de três linhas de defesa é estabelecer que o controle interno é responsabilidade de todos no setor público, em suas rotinas diárias. Além disso, a metodologia prioriza a identificação de riscos, antecipando e prevenido a ocorrência de irregularidades. 

O treinamento será custeado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Corrupção (FECC), que utiliza as multas pagas por empresas condenadas por atos de corrupção no financiamento de ações para combate e prevenção a essas mesmas irregularidades. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard