30/08/2019 14h18

Auditores participam de capacitação promovida pelo Conaci e Banco Mundial

Com o objetivo de fortalecer o Sistema de Controle Interno e garantir o bom gasto dos recursos públicos, os auditores do Estado Denis Penedo Prates e Rodolfo Pereira Netto participaram, nesta semana, de capacitação promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial (BIRD), na sede do banco, em Brasília.

O treinamento, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto com o tema “IA-CM: Modelo de Capacidade de Auditoria Interna”, contou com a participação de 20 órgãos de controle de todo País. Ministrado pelo coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras de Paula, a capacitação buscou disseminar a metodologia IA-CM, para que órgãos de controle interno atuem de maneira padronizada e integrada, realizando auditorias alinhadas às melhores práticas e aos padrões internacionais.

Os auditores Denis Penedo Prates e Rodolfo Pereira Netto ressaltam que esses conhecimentos vão contribuir para a evolução dos trabalhos da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), para maior aderência às normas internacionais de auditoria.

O IA-CM é um modelo internacional de avaliação da atividade de auditoria interna que tem sido recomendado pelo Banco Mundial, sobretudo aos órgãos de controle de estados e municípios que recebem seus recursos. A metodologia consiste na identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna eficaz no setor público, por meio da análise do gerenciamento de pessoas, das práticas profissionais, da prestação de contas e da estrutura de governança empregada. O método de trabalho prevê a realização de uma autoavaliação, a melhoria contínua e o estabelecimento de um plano evolutivo, além da institucionalização de processos. 

O objetivo do Estado é atingir o nível III do IA-CM, um dos mais avançados, até 2022. Nele, é esperado que a instituição pública seja capaz de fazer a aplicação uniforme de práticas profissionais de auditoria interna e de gestão. Hoje, o Sistema de Controle Interno Estadual cumpre totalmente os requisitos do nível I, e parte dos serviços estão no nível II do Modelo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard