25/11/2025 13h10 - Atualizado em 25/11/2025 13h24

Auditores estaduais orientam municípios no I Seminário Estadual do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA)

Na última terça-feira (18), representantes da Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participaram do I Seminário Estadual do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), realizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), no Auditório da Receita Federal, em Vitória.

O CDA consiste na compra de alimentos da agricultura familiar capixaba e na doação desses produtos à Rede Socioassistencial. Para que esse programa estadual funcione corretamente, é importante que os municípios mantenham as documentações e processos em dia e autuados. Com esse intuito, os auditores Diogo Furtado de Moura e Cristina Ghidetti Mozine ministraram o painel ‘Auditoria e Prestação de Contas’.

Durante a apresentação, foram expostos os procedimentos de auditoria e monitoramento que a Secont tem trabalhado no CDA, orientando os participantes sobre conformidade e transparência, além de exemplificar as boas práticas e riscos a evitar.

“O seminário tem como objetivo reforçar a intersetorialidade e a importância do programa CDA, fortalecendo a implementação do Sistema de Segurança Alimentar (Sisan) e a atuação dos técnicos municipais, e nesse sentido, contar com a parceria dos auditores da Secont fará certamente com que nossas ações estejam cada vez mais integradas e certeiras na construção de estratégias de atuação e promoção do direito da população capixaba à alimentação adequada”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo.

O subsecretário de Estado de Controle, Artur Marques, que participou da mesa de abertura, enfatizou o caráter colaborativo da ação. “O trabalho conjunto da Setades com a Secont mostra que a auditoria é uma ferramenta de gestão e uma parceira dos municípios. Quando identificamos uma fragilidade, estamos apontando uma oportunidade de melhoria para que os recursos cheguem com mais eficiência àqueles que mais precisam”, pontuou.

Seguindo esse direcionamento, a expectativa é que a orientação fornecida no seminário facilite o dia a dia dos mais de 200 gestores municipais que estiveram presentes no evento, tornando os processos mais ágeis e seguros, e consolidando uma cultura de transparência em todo o Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard