19/08/2014 16h08 - Atualizado em 17/12/2015 14h34

Auditores do Estado participam do X Encontro Nacional do Conaci: Controle e Transparência da Administração Pública em foco

Auditores do Estado que atuam na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) participam nos próximos dias 20 e 21 de agosto, do X Encontro Nacional de Controle Interno (Conaci). O evento vai acontecer no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro, terá como tema “Controle Interno da Administração Pública e Estratégias Anticorrupção” e reunirá profissionais de diversos órgãos de controle de todo Brasil.

A abertura do Encontro será nesta quarta-feira (20), às 9 horas, e terá participação de Jorge Hage, ministro da Controladoria-Geral da União; Eduardo Paes, prefeito do município do Rio de Janeiro; Gustavo Ungaro, presidente do Conaci e da CGA/SP; Sérgio Ruy Barbosa, secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro; José Eduardo Gussem, subprocurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; entre outras autoridades do país.

A programação dos dois dias inclui painéis e conferências relacionadas às principais questões atinentes aos atuais desafios aos órgãos de controle interno, bem como debates sobre meios de apuração de ilícitos praticados por agentes públicos e apresentação da articulação internacional em prol do controle e da transparência.

O primeiro dia de encontro contará com três conferências e um painel. Destaque para o tema “Estratégias Anticorrupção”, que será apresentado por Nicolao Dino, subprocurador geral da República e coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, com coordenação de mesa de Roberto Livianu, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático.

Já no segundo dia, a programação inclui três painéis e uma conferência, entre eles o painel “Lei Anticorrupção e Lei de Acesso à Informação: novas tarefas ao controle interno”, que contará com a participação de Carlos Higino Ribeiro de Alencar, secretário executivo da Controladoria Geral da União; Robert Michener, professor da Fundação Getúlio Vargas – RJ e José Marcelo Zacchi, diretor da Casa Fluminense e Pesquisador do IETS. O debate será coordenado por Eugênio Machado, auditor geral do Estado do Rio de Janeiro.

A agenda inclui ainda o lançamento da revista do Sindicato dos Auditores do Distrito Federal. Confira abaixo a programação completa do X Encontro Nacional de Controle Interno. Para mais informações, entre em contato através do e-mail eventostecnicos.cgm@pcrj.rj.gov.br.