09/02/2018 16h02

Auditores do Estado orientam servidores para relatório da prestação de contas

Auditores da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realizaram, nesta semana, um workshop para tirar dúvidas e orientar servidores das secretarias e autarquias, quanto à elaboração do Relatório e Parecer da Unidade Executora de Controle Interno (Reluci).

O Reluci é um dos documentos produzidos para o ordenador de despesas apresentar a prestação de contas anual ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo  (TCE-ES). O relatório é feito pelas Unidades Executoras de Controle Interno  (UECIs), instituídas com base na Lei Complementar 856/2017 – que reorganizou o sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual.

O objetivo do relatório é monitorar pontos de controle, para avaliar se normas e procedimentos estão sendo cumpridos em todas as áreas, visando à garantia de uma melhor gestão dos recursos públicos.

Cerca de 80 servidores participaram do workshop. O secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcos Pugnal, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da Secont atuar na orientação, visando disseminar boas práticas na gestão pública.

A iniciativa foi da Coordenação de Harmonização do Controle Interno. “A Secont está sendo proativa, ao chamar os membros das UECIs aqui e tentar tirar as dúvidas de todos, buscando, ao mesmo tempo, que as unidades executoras compartilhem o conhecimento adquirido umas com as outras”, afirmou o coordenador da área, o Auditor do Estado Denis Penedo Prates. Também participaram os Auditores do Estado Giovani Loss Pugnal e Eduardo Lehubach.

Eles esclareceram as principais dúvidas sobre o atendimento à Instrução Normativa (IN) Nº 43, do TCE-ES.

Capacitação

No segundo semestre do ano passado, 225 servidores já foram capacitados para produzir o Reluci. O treinamento, que teve entre os docentes a Auditora do Estado Simony Pedrini, foi oferecido em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o TCE-ES. Estão programadas novas turmas para a última semana de fevereiro e a primeira semana de março.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Flávia Martins

(27) 3636-5354 / 98895-1695

flavia.martins@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard