19/11/2024 16h07 - Atualizado em 19/11/2024 16h23

Auditores do Estado contam histórias de orgulho e dedicação ao serviço público

Nesta quarta-feira (20), é celebrado o Dia do Auditor Interno, data criada em 1960 pela fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (Audibra), com o objetivo de reforçar a importância desses profissionais para a promoção da integridade na administração pública. Como forma de reconhecimento e homenagem, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) destaca a trajetória de três auditores do Estado, Audicéia Andrade, Fernando de Deus e Suzanne Damazio, exemplos de dedicação e amor ao serviço público.

Com 12 anos de trabalho na Secretaria, a servidora Audicéia Andrade iniciou a sua jornada na Ouvidoria-Geral do Estado, onde ocupou durante seis anos o cargo de ouvidora-geral. Atualmente, a auditora atua na Subsecretaria de Estado de Controle exercendo a função de coordenadora da Coordenação de Harmonização do Controle Interno do Estado (Chac), setor que desempenha um papel fundamental na supervisão técnica das Unidades Executoras de Controle Interno do Espírito Santo (UECI’S). 

Um dos destaques deste ano foi a homenagem recebida por Audicéia Andrade, auditora com formação em economia, durante a solenidade do Dia do Economista, realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), no dia 13 de agosto. O reconhecimento foi direcionado aos profissionais economistas que desempenham um papel essencial no controle interno.

“Eu tenho muito orgulho de ser auditora do Estado, pois acho que é uma profissão muito importante e a gente vê esse retorno quando o cidadão está satisfeito com a gestão pública. Então, trabalhar com a auditoria interna é garantir que a sociedade receba de forma justa, adequada e igualitária os serviços públicos, o que me deixa muito orgulhosa”, disse Audicéia.

Já Suzzane Damazio, auditora do Estado que ingressou na Secont em 2006, celebrou 18 anos de dedicação ao serviço público em março deste ano. Em 2019, a servidora passou a integrar a equipe da Subsecretaria de Estado de Integridade na função de assessora, onde permanece até hoje e atua especialmente em prol da promoção da integridade na administração pública do Espírito Santo.

Completando quase duas décadas de auditoria interna, Suzzane Damazio ressalta a importância do trabalho de auditoria. “Tem uma frase que acho que se aplica muito ao nosso trabalho - Se você não acender a luz para ver que um quarto está sujo e desorganizado, provavelmente você não vai providenciar a limpeza e arrumação desse ambiente - acho que o trabalho da auditoria é esse: jogar luz sobre eventual equívoco que nós da administração pública possamos cometer, e ajudar a encontrar um caminho para ajustar essa atuação. O resultado disso certamente é útil para garantir eficiência e ética na gestão pública”, pontuou.

“Para mim, ser auditora é uma oportunidade de colaborar com o bom funcionamento da máquina pública. Em qualquer área que os auditores trabalhem na Secont, o objetivo é sempre buscar garantir que os serviços públicos possam chegar aos cidadãos em geral, principalmente aos que mais precisam de atendimento público, e que esses serviços sejam prestados da melhor maneira, com a melhor qualidade, sem desvios recursos públicos ou desperdícios”, completou a auditora.

O auditor do Estado mais novo da Secretaria, Fernando Barroso, também trabalha na Subsecretaria de Estado de Integridade e ingressou na Secont em agosto deste ano. Formado em Ciências Jurídicas e mestre em Direito, Fernando celebra a conquista de ter sido aprovado no concurso público e a emoção de ser homenageado como auditor pela primeira vez. "Sempre fui apaixonado pela área de Controle, especialmente pelo controle interno, principalmente pelo fato da possibilidade de entregas à sociedade agregando valor às instituições”, contou.

“Para mim, essa data representa a oportunidade de se refletir e homenagear a importância do Auditor na engrenagem do controle interno capixaba, que é reconhecido nacionalmente por sua transparência, gestão financeira e aplicação da Lei Anticorrupção. Gosto de pensar que nenhum destes resultados seria possível sem nosso trabalho, o que me dá muito orgulho”, comemorou Barroso. 

Que o exemplo de Audicéia, Fernando, Suzzane e de tantos outros auditores possam inspirar os profissionais que fazem tanta diferença na administração pública do Estado, fortalecendo cada vez mais a ética, a transparência e a integridade. Parabéns a todos os auditores internos!

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Secont

Mayara Mello/ Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597

mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard