02/01/2020 15h38 - Atualizado em 02/01/2020 15h39

Auditoras são selecionadas para especialização inédita em Ouvidoria Pública

Marcela e Audiceia participaram de seleção aberta a ouvidorias de todo o País

A coordenadora da Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Andrade, e a auditora Marcela Santos Palassi Tallon Netto foram selecionadas para participar do curso inédito de Pós-Graduação em Ouvidoria Pública, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

O curso terá aulas realizadas a distância e será gratuito. O processo seletivo para o preenchimento das 132 vagas contou com a participação de servidores de ouvidorias de todo o país, nas esferas da União, dos Estados e dos municípios. A seleção foi aberta a ouvidorias de todos os poderes:  Executivo, Legislativo e Judiciário.

A qualificação visa a promover a capacitação e a formação de novas habilidades e competências do ouvidor. O objetivo é aprimorar as funções exercidas pelas ouvidorias públicas no país em defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos.

Para a coordenadora da Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Andrade, a participação no curso de especialização ajudará a alcançar resultados na busca das informações solicitadas pelo cidadão ao órgão. “A pós nos ajudará, por exemplo, a aprimorar a comunicação com o cidadão, para que possamos conseguir uma informação mais precisa e concreta das denúncias apresentadas. Isso é fundamental para que a apuração seja feita, e para que o cidadão receba respostas efetivas sobre a sua demanda”, explica a coordenadora.

Audiceia Andrade observa o papel da Ouvidoria-Geral para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. “As reclamações, denúncias e pedidos de informação que chegam à Ouvidoria são um termômetro do desempenho da gestão. Esses dados podem contribuir na elaboração e melhoria das políticas públicas”, ressalta.

A auditoria Marcela Netto também atua na Ouvidoria e destaca a importância da capacitação nesta área. “O número de demandas recebidas pelo Estado vem aumentando a cada ano, e cursos como esse contribuem para que o cidadão receba um atendimento cada vez mais resolutivo e efetivo”, observa a auditora.

A pós-graduação em Ouvidoria Pública busca promover as competências dos agentes nas áreas de conhecimento de gestão; participação social; transparência; atendimento ao usuário de serviços públicos; tratamento de denúncias; avaliação e simplificação dos serviços e políticas públicas, levando em conta que o advento das novas tecnologias e a utilização desses meios pelos cidadãos exige melhor capacidade de diálogo dos agentes públicos.

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695