Secretário de Controle e Transparência é eleito representante no ENCCLA
O secretário de Estado de Controle Transparência, Marcelo Zenkner, foi eleito representante oficial do Conselho na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção (ENCCLA) no Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A deliberação aconteceu na última reunião técnica do Conaci, realizada no dia 11 de setembro.
A ENCCLA foi criada em 2003 com o objetivo de contribuir para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no País, por iniciativa do Ministério da Justiça, e consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate a esses ilícitos penais.
Atualmente, cerca de 60 órgãos e entidades fazem parte da ENCCLA, como Ministérios Públicos, Policiais, Judiciário, órgãos de controle e supervisão – Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, Susep, Banco Central do Brasil (BACEN), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Advocacia Geral da União (AGU), Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), etc.
Já o Conaci, que atua na coordenação e na articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, é composto por Controladores dos Estados, das Capitais e da Controladoria Geral da União (CGU).
A Secont-ES também passou a compor o novo Conselho Fiscal do Conaci, junto com a Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, a Controladoria Geral de Salvador, a Controladoria Geral de Belo Horizonte e a Controladoria Geral da União.