11/08/2025 11h13

Secretarias estaduais se unem para implementar formação pioneira em ESG no setor público

O Espírito Santo dá mais um passo rumo à consolidação de uma gestão pública moderna, ética e sustentável. Com o intuito de fomentar o diálogo sobre a temática no Estado, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) firmaram uma parceria inédita para criação do curso ‘Extensão em ESG para a Gestão Pública’, iniciativa pioneira no estado voltada à capacitação de lideranças no serviço público nos princípios do ESG - sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

A formação, que será realizada entre agosto e dezembro, contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, entre eles Paul Clements-Hunt, considerado como o “pai do ESG”, que contribui com governos e grandes organizações na formulação de estratégias sustentáveis de impacto global.

Com carga horária de 110 horas, a extensão tem metodologia ativa que combina teoria, prática e uma programação distribuída em nove módulos temáticos, que abordarão desde as noções fundamentais do ESG até tópicos como inclusão social, políticas ambientais, planejamento estratégico, financiamento sustentável, transparência pública e muito mais. A metodologia prevê aulas expositivas, masterclasses e apresentações de estudos de caso.

O curso tem como público-alvo gestores públicos e formuladores de políticas de ESG em posições estratégicas do Governo do Estado, e busca responder aos desafios atuais da Administração Estadual por meio da integração dos princípios ambiental, social e de governança. A proposta também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nas últimas semanas, foram realizadas as entregas presenciais dos convites personalizados aos respectivos órgãos, reforçando o caráter exclusivo da formação e o compromisso das instituições parceiras em envolver diretamente as lideranças estratégicas do Governo do Estado na temática do ESG.

De acordo com o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a capacitação em ESG foi idealizada para equipar os líderes públicos com as ferramentas e conhecimentos necessários para a consolidação de um modelo de governança cada vez mais sustentável. “O curso é um diferencial capixaba, fruto de meses de uma parceria inédita entre duas instituições do Estado, a Secont e a Esesp que, em trabalho conjunto, visam fornecer aos gestores públicos verdadeiros insights para aplicar os princípios da sustentabilidade diretamente nas políticas públicas estaduais”, pontuou.  

Além da capacitação, a gestão pública estadual investe em diversas ações em prol do desenvolvimento sustentável capixaba, como a criação do Portal ESG ES, plataforma que centraliza informações, indicadores e boas práticas adotadas pela administração pública. A expectativa é de que, com a qualificação técnica promovida pela formação, políticas públicas inovadoras e sustentáveis sejam implementadas no Espírito Santo.

De acordo com a diretora-geral da Esesp, Laís Garcia, a formação representa uma nova etapa na qualificação estratégica das lideranças estaduais. “Estamos falando de uma formação construída com muito rigor técnico e alinhamento institucional, que reúne especialistas com diferentes vivências para pensar a sustentabilidade como um pilar da gestão pública. Esse é um projeto que nasce com potencial para transformar práticas e influenciar decisões nos mais diversos setores do Governo do Estado”, destacou.

Sobre o curso

Intitulado “Extensão em ESG na Gestão Pública”, o curso tem carga horária de 110 horas e é estruturado em nove módulos:

  • Pluralidades e Gestão – Novos Futuros Possíveis;
  • Introdução aos Princípios ESG na Gestão Pública;
  • Estudos de Caso e Práticas Inovadoras;
  • Políticas Ambientais e Sustentabilidade Socioambiental;
  • Inclusão Social e Equidade;
  • Governança e Transparência;
  • Planejamento Estratégico e Indicadores ESG;
  • Comunicação e Engajamento;
  • Financiamento e Investimento.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri / Eduarda Silveira

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Esesp

Julio Lopes

comunicacao@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard