08/04/2025 16h45

Secont reúne órgãos ambientais para aprimorar a transparência pública estadual

Com o objetivo de promover ações que tornem o Espírito Santo referência nacional em transparência ambiental, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) promoveu, nessa segunda-feira (07), uma reunião estratégica com órgãos ambientais da Administração Pública Estadual.

Estiveram presentes representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Durante o encontro, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; e o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, apresentaram os requisitos específicos de transparência ambiental que serão considerados na edição deste ano do Índice de Transparência da Administração Pública Estadual. Promovido anualmente pela Secont, o índice será feito no formato de autoavaliação pelos próprios órgãos e entidades, com início previsto para o próximo mês. 

O intuito da Secretaria é oferecer antecipadamente os parâmetros que serão avaliados, possibilitando que os órgãos iniciem a adequação dos sites institucionais, com a inclusão das informações exigidas. 

De acordo com o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a iniciativa é um passo importante para consolidar o Espírito Santo como um estado pioneiro na transparência de dados ambientais. “Essa é uma demanda cada vez mais presente na sociedade. Ao promover esse alinhamento com os órgãos que atuam diretamente na área, estamos aprimorando o processo de melhoria da qualidade das informações prestadas ao cidadão e fortalecendo o compromisso do Estado com a sustentabilidade e com a boa gestão dos recursos públicos”, comentou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Amanda Kfuri

27 3636-5354/ 27 99714-2597

amanda.kfuri@secont.es.gov.br




2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard