Secont realiza alinhamento das entregas estratégicas de 2026
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) iniciou 2026 com o compromisso de fortalecer ainda mais a governança e aprimorar os mecanismos de controle no setor público. Nesta quarta-feira (11), representantes da Corregedoria-Geral do Estado, do Gabinete, da Ouvidoria-Geral do Estado e das Subsecretarias de Estado de Controle, Integridade e Transparência se reuniram para alinhar os projetos estratégicos que vão nortear as ações que serão realizadas ao longo do ano.
Na oportunidade, participaram da reunião de alinhamento o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata; o coordenador de Controle Interno, Rafael Oliozi; o corregedor-geral do Estado, Marcello Paiva; a subsecretária de Estado de Controle em exercício, Audiceia Andrade; o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão; o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada; a ouvidora-geral do Estado, Giselli Ballestrassi; a analista do Executivo, Mailiny Nascimento; a assessora de comunicação, Amanda Kfuri; e os auditores do Estado Carlos Bandeira, Fabrício Massariol, Guilherme Machado, Lucas Meirelles, Magaly Lucas, Ricardo Monteiro, Simony Rátis, Thaiz Queiroga, e Valber Padilha.
Entre as iniciativas previstas para este ano, está a continuidade do projeto de Auditoria Contínua em sistemas administrativos informatizados de apoio à gestão com auxílio da ferramenta SAS. O projeto visa capacitar servidores para melhorar a fiscalização e a eficiência na gestão pública estadual. Alguns dos outros projetos prioritários incluem o programa de Consultoria em Gestão de Riscos, com o objetivo de assessorar gestores públicos, e a certificação até o nível 3 no Modelo de Capacidade Auditoria Interna (IA-CM).
Na Subsecretaria de Integridade (Subint), o foco está em ações de fomento à prevenção e repressão à corrupção. Uma das grandes novidades será a implantação de um sistema de análise de fraudes e gerenciamento de processos, agilizando a detecção de irregularidades no setor público.
Já na Subsecretaria de Transparência (Subtran), uma das iniciativas mais aguardadas é o lançamento da Ouvidoria + Inteligente, que buscará tornar os serviços de ouvidoria mais ágeis, acessíveis e eficientes, por meio de modernizações. Além disso, o foco também será o aumento da maturidade em dados abertos.
No âmbito da Corregedoria-Geral do Estado, haverá o aprimoramento das abordagens dos casos de assédio moral e sexual no âmbito do Poder Executivo Estadual, e a organização das informações dos procedimentos administrativos correcionais e procedimentos disciplinares na implementação de sistema.
O Gabinete terá papel central na coordenação das ações estratégicas e no fortalecimento da governança institucional ao longo de 2026. Entre as prioridades está a estruturação do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI), iniciativa que visa aprimorar fluxos internos, promover a melhoria contínua e estimular soluções inovadoras na gestão. Também está prevista a organização e o fortalecimento dos canais de Comunicação Institucional, voltados tanto ao público interno quanto externo da Secont, ampliando a transparência, a integração entre equipes e o diálogo com a sociedade.
Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, a organização e alinhamento dessas ações refletem o compromisso da Secretaria com a melhoria contínua da administração pública. “O alinhamento dessas entregas demonstra que a Secont inicia 2026 com planejamento, integração e foco em resultados. Cada projeto estruturado reforça nosso compromisso com a integridade, a transparência e o fortalecimento dos mecanismos de controle, assegurando uma gestão pública cada vez mais eficiente, ética e alinhada às necessidades da sociedade capixaba”, salientou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Amanda Kfuri / Eduarda Silveira
27 3636-5354/ 27 99714-2597
amanda.kfuri@secont.es.gov.br / eduarda.silveira@secont.es.gov.br