24/06/2024 17h04 - Atualizado em 24/06/2024 17h10

Secont participa de discussão sobre Integridade e combate à corrupção no ‘Brazil Forum UK’

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) esteve presente nas discussões do Brazil Forum UK, evento anual organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido que destaca a relevância do Brasil na construção de um futuro sustentável e inclusivo. A edição deste ano, intitulada “O Futuro é Brasileiro”, aconteceu no último fim de semana, entre os dias 22 e 23 de junho, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A programação deste ano destacou a importância do Brasil em discussões globais essenciais, como transição ecológica, multilateralismo e ética na inteligência artificial. Isso ocorre em um momento em que o país está em uma posição de destaque internacional, liderando o G20 e sediando a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP) em 2025.

O secretário de Estado de Controle e Transparência e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, representou o controle interno brasileiro através do painel “Da corrupção à integridade: superando erros, construindo caminhos”. Ao lado dele estiveram as painelistas Ana Luiza Aranha, doutora e Mestre em Ciência Política pela UFMG; e Izabela Corrêa, analista do Banco Central do Brasil e Secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. O painel abordou as estratégias e desafios na promoção da integridade e combate à corrupção no Brasil.

A edição de 2024 do Brazil Forum UK buscou valorizar o conhecimento brasileiro e enfatizar a importância da construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e inovador. Ao longo dos dois dias do evento, foram abordadas iniciativas e soluções nas quais o Brasil é um exemplo, além de promover debates sobre desafios que precisam ser superados para alcançar uma sociedade mais justa e democrática.

O secretário Edmar Camata destacou que o fórum proporcionou um espaço crucial para discutir não apenas a importância da integridade e do combate à corrupção, mas também para destacar o papel fundamental que o Brasil pode desempenhar na construção de um futuro sustentável e inclusivo. “Foi uma oportunidade única para compartilhar as estratégias bem-sucedidas que estamos implementando no Espírito Santo, visando fortalecer nossas instituições e promover uma cultura de transparência. Estamos comprometidos em contribuir para uma sociedade mais justa e democrática não apenas no país, mas em nível global”, frisou Camata.

O evento foi transmitido pelo canal do Brazil Forum UK no YouTube. Toda a programação pode ser acessada através do link https://brazilforum.org/.