21/09/2023 13h16 - Atualizado em 23/10/2023 15h18

Secont participa de debates sobre Lei Anticorrupção e ESG em evento nacional de controle interno

Para debater e discutir os 10 anos da Lei Anticorrupção e os desafios na pauta ESG, o ES ganhou mais uma vez destaque nacional durante um dos maiores eventos de Controle Interno do país. Foi durante o XIX Encontro Nacional de Controle Interno, realizado pelo Conaci, o qual a Secont esteve presente. O evento acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O Encontro Nacional é realizado uma vez por ano e reúne representantes dos órgãos de controle interno dos Estados, do Distrito Federal, das capitais e da União, bem como convidados de referência na área do controle, para debater assuntos e propor soluções de interesse das controladorias do Brasil.  O Espírito Santo ocupa o primeiro lugar no País na aplicação da Lei Anticorrupção e esse foi um dos temas de interesse discutidos entre os convidados.

“A Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo é referência no Brasil na área do controle e desde a publicação da Lei que também nos tornamos referência no processo administrativo de responsabilização - PAR, com isso, é gratificante falar para todos os órgãos da nossa experiência e dos novos caminhos que temos a percorrer em prol da integridade pública”, destacou o Subsecretário Alexandre Falcão, que também é coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

E para finalizar, o Espírito Santo também abordou a aplicação dos projetos desenvolvidos dentro da pauta ESG. A sigla “ESG” – Environmental, Social e Governance – se refere às melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança de uma instituição.

Com foco nessa temática, o portal ESG ES, lançado pelo Governo do Estado em março deste ano, foi um dos temas abordados em um dos painéis com participação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), representada pelo secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata. “O ES participa ativamente dos grandes temas nacionais, em grande parte deles como uma referência em boas práticas”, acrescentou o secretário.

Homenagem ao Espírito Santo

Foi durante o painel “10 anos da LAC: conquistas e perspectivas para o enfrentamento da corrupção”, que Estados e Municípios brasileiros foram homenageados pela atuação de destaque na aplicação da Lei Anticorrupção. Os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo, além dos Municípios de Rio de Janeiro, Vitória, no Espírito Santo e São Paulo, foram reconhecidos como merecedores de destaque após realização de diagnóstico pela Câmara Técnica Anticorrupção do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O ES ocupa o primeiro lugar no ranking dos estados que mais aplicam a Lei Anticorrupção no país.

Mayara Mello / Ana Clara Mardegan
27 3636-5354 / 2798895-1695