05/07/2019 17h02 - Atualizado em 05/07/2019 17h03

Secont participa de debate sobre controle interno e gestão na PGE

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) participou, na manhã desta sexta-feira (5) do seminário "Gestão de Resultados em Tempos de Crise: o Papel do Controle", realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Vitória.

O evento foi realizado dentro do projeto Diálogos Institucionais, que tem por objetivo permitir a troca de experiências entre as instituições, propiciando o conhecimento de novas perspectivas, bem como a solução de controvérsias sociais de modo mais eficiente.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, foi uma das autoridades convidadas a participar da mesa e debater o tema, que contou também com a participação do procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, e do procurador-chefe da Escola Superior da PGE, Alexandre Nogueira Alves.

Edmar Camata ressaltou a necessidade do Estado trabalhar para dar respostas mais rápidas à sociedade. “Para isso, é preciso planejamento e investimento na construção, para que as entregas aconteçam. Essa troca de experiências, a reflexão sobre o que se espera dos controles, é extremamente importante. Temos o desafio do controle em tempo real dos processos. Não queremos agir só após a fraude acontecer. Hoje já monitoramos pregões eletrônicos para verificar indícios de irregularidades. Já flagramos, por exemplo, participantes de licitações usando o mesmo IP (internet protocol)”,  concluiu.

O evento contou com palestra do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sergio Aboudib, que falou sobre as atribuições do órgão na gestão e controle de contas. “O gestor tem que decidir com rapidez, e para isso é preciso informação, transparência e controle. Inovação é fundamental. Temos que avaliar processos. A gente precisa começar a se perguntar se a nossa forma de fazer é eficiente, e não termos medo de ousar” destacou Aboudib.