Secont participa da 1ª Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação
A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) participou, nesta terça-feira (17), da 1ª Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), no auditório da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília (DF). O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, representou o Espírito Santo no evento.
Durante o encontro, foram discutidas pautas significativas, como o compartilhamento de expectativas sobre a participação na RedeLAI, apresentação das iniciativas da campanha do Dia Internacional do Acesso Universal à Informação e alinhamentos sobre o regimento interno da Rede. Na ocasião, também foram apresentadas as ações previstas para 2025.
Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, trocas de conhecimentos e experiências em reuniões como essa são fundamentais. “Esse momento de alinhamento e discussões de ideias é um marco importante para a nossa jornada rumo a uma gestão pública mais transparente e íntegra para todos os cidadãos brasileiros. A presença de cada um aqui demonstra o compromisso conjunto com a promoção da transparência e o fortalecimento do direito de acesso à informação”, pontuou.
Além disso, Camata também destacou que a adesão do Espírito Santo à RedeLAI representa mais um avanço da transparência e da boa governança no Estado. “Ao integrarmos a Rede, estamos otimizando processos, aprimorando fiscalizações e abrindo novas oportunidades para a colaboração e compartilhamento de melhores práticas com outras unidades da federação, assegurando que a gestão pública esteja cada vez mais alinhada às necessidades dos cidadãos”, completou o secretário.
Sobre a RedeLAI
O Espírito Santo, por meio da Secont, passou a integrar a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI) em junho deste ano, após o cumprimento dos critérios definidos na Portaria Normativa nº 130, de 13 de maio de 2024.
A RedeLAI tem o objetivo de fomentar nacionalmente o acesso à informação por meio de um ambiente colaborativo formado por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Ao aderir à Rede, a Secont terá a oportunidade de, conjuntamente com governos dos três níveis da federação, debater sobre os desafios e avanços na pauta da transparência pública, bem como construir e disseminar entendimentos relacionados ao direito de acesso à informação pública.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello / Amanda Kfuri
27 3636-5354 / 27 99829-0370 / 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br